Subject:
algorithimo 2 a missão
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Fri, 15 Aug 2003 00:36:07 GMT

Finalmente estou cadastrado no grupo...então posso mandar um email
decente...

Vamos ao meu problema...

Esotu montando um robo com sistema aleatorio de pesquisa ( aleatorio pq o
outro que montei era usando um sistema mais preciso) porem eu não consigo
fazer ele "ver" corretamente o boneco, o lugar é mal iluminnado, pessima
distribuição de luminosidade...o que prejudica muito, porem queria fazer
alguma coisa mais precisa, eu sou um "novato" em comparação a muito daqui,
já pesguisei muito mas estou precisando mesmo do pessoal que está no
dia-a-dia para me ajudar,
até o dia 12/13 do mes que vem tenho que estar com ele prontinho para uma
competição que vai ter em BAURU/São PAULO, entre algumas melhores faculdade
da america latina :-) A minha faculdade esta indo com 2 robos e eu comprei o
meu proprio lego e vou junto liderando uma equipe.

Bem...na verdade esto até o pescoço com problemas...acho que vai ser
interessante eu discutir um pouco com vc´s sobre os robos... :-)

O primeiro chamado de Little Master é totalmente preciso ( bem...maiso ou
menos) que faz um sitema de busca utilizando um estrategia para isto, não
foi facil achar um calculo para fazer o robo andar 1M 2M precisos, mas foi
feito, sem falar que ele girar em quantos graus vc quiser, porem o lego não
é exatamente algo preciso em contas e por vezes ele arredondava valores,
então está parte não ficou 100% perfeita, ficamos 2 meses só desenvolvendo
um algorithimo para isto, realmente é complicado, mas o nosso professor
orientador é meio cabeça dura e queria daquele jeito...ai tivemos que
fazer....este eu não acho que vá ter muita sorte no compeonato...

O Segundo chamado de "o garanhão" é parcialmente aleatorio, ele é bem grande
e o boneco passa por dentro dele e ao detectar com o sensor de luz ele fecha
uma porta deixando o boneco preso la dentro ai ele "arrasta" o boneco para
fora da arena, o sistema de procura dele é em forma de aspiral e o saida ele
acha "tatiando" a parede, ou com um sensor de luz colocado na lateral

O terceiro que é o meu, chama-se taurus, ele possui todos os equipamentos
basicos de um robo lego, sensor de toque na frente, snesor de luz na frente
para "ver" o boneco e um sensor de luz na parte de baixo para detectar a
linha branca de saida/entrada do robo da arena, e é nele que estou com
problemas para ele ver o boneco como eu já tinha dito antes...

Explica rapidamente a competição, ele se basea numa arena ( um quadrado) de
paredes cinzas e alguns bonecos ( amigos e não amigos) 2 robos de cada time
entram junto e tentan resgatar o maximo numero de amigos da arena em 2
tempos de 8 minutos, ganha quem conseguir tirar mais da arena logicamente, o
robo pode ter no maximo 3 motores e 6 sensores ( sendo 2 por porta),
logicamente ele só pode ser feito com peças lego e tem tambem algumas
medidas maxima de altura e largura que eu não lembro bem...

A miha faculdade é a primeira vez que vai participar neste tipo de evento
que no Brasil o que já é algo dificil neste nivel aqui, principlamente pq
peças lego são dificeis de se encontrar ( não temos por exemplo blocks
separados para comprar).
Sendo assim para mim tudo é novo programação/nagegação e principalmente
truques...

E é neste ponto que eu venho pedir AJUDA em vc´s, sobre truques e coisas que
dão e não dão certo em competições deste tipo, como fazer o robo "ver"
melhor etc..etc..etc

Qualquer ajuda é util

Muito obrigado

Luiz