RE: estou Convencido
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Wed, 2 Oct 2002 16:04:34 GMT

-----Original Message----->  Luis Baixinho
Sent: Wednesday, October 02, 2002 1:37 PM
é, se o mail para o portugal@lego.com não for respondido, vou

hmmm... depois partilha connosco o resultado desse mail :)

já percebi. falta é saber como posso adquirir o aparelho para
as recarregar.

Geralmente no mesmo sitio que vende as pilhas.

Tenho 3, 1 q comprei quando comprei as primeiras NiCd, q não tinha timer :(
Ou seja, eu é q tinha q controlar quando é q o tinha q sacar da ficha... uma
chatice, tá pra lá, à espera de eu inventar um uso justificavel pra ele.

Depois, quando comecei a comprar NiHM comprei outro parecido, mas esse já
era automático e já tinha um selector para carregar os dois tipos,
NiCd/NiHM.

Entretanto, tive que comprar outro, maiorzito, que já dá para carregar
pilhas maiores q AA (os outros são para 4xAAA ou 4xAA ou 2x9V) pois tive q
comprar 6 pilhas para usar no LEGO Control Center I (q, ao contrário do LEGO
Control Center II, não trás tomada para ligar um tranformador).

Neste momento uso os dois... geralmente o pequeno está ocupado a recarregar
AAA's (uso nos auscultadores e no rato) e o "grande" geralmente está  com
AA's (teclado e LEGO's)

O "grande" já não me lembro se me custou 5 ou 8cts.

Gasta-se bastante $$$ inicialmente (pilhas e carregador), mas acho q
compensa a longo prazo. Há 3 anos q não compro pilhas normais.
Acho q se pode carregar até 1000 vezes... vem escrito na embalagem.

Se fosse a comprar pilhas normais pra tudo q tenho, acho q acabava por
deixar de usar os aparelhos, chatiado com o consumo das mesmas.

de qq maneira isto de ir não gasta sensores nem actuadores ?
preciso disso para fazer alguns projectos q tenho em mente.

Tens 3xOUTs, 3xIN's, o IR e o display (para veres valores de variaveis ou as
horas, etc...)
...basicamente pode-se dizer q são estes os I/O's do RCX.

tanta coisa!!! devagarinho, devagarinho. acho q antes de entrar nessas
aventuras vou tentar fazer coisas mais simples.

Sim, começa primeiro por completar os projectos com o software da LEGO.
Quando te sentires confiante nos bots q fazes, então já podes avançar.
Puxas da net o BricxCC (q já vem com o NQC).

Basicamente o BricxCC é um frontend gráfico (um IDE) para o compilador NQC
mais uns utilitários bastantes uteis para usar em tempo real com o RCX, tipo
descarga do DATALOG, fazer sequencias de notas musicais, controlar
directamente os outputs do RCX, consultar as variaveis, contadores, timers e
sensores, etc...

Agora o John fez com q o editor tb reconhece a sintaxe de MindScript
(linguagem LEGO do RCX 2.0) e pbForth (uma das várias linguagens
alternativas ao firmware da LEGO)

...mas depois vez isso mais tarde.

onde posso comprar o FOS? só sai em alguns sets, q sets?
li agora no livro q tb vem no MS creatures (acho). mas pelo q
parece, só o ultimate é q vale a pena comprar.

AH! Sim, tens razão. Esqueci-me desse.
Ou vem nesse ou na ultima expansion q lançaram, agora não sei tb, mas vem
num desses.

consegues simular um sequenciador de luz...
olha, porreiro para simular as luzes guia nas pistas dum aeroporto :)
eheh... imagina isso numa nave tua ? com oito "luzinhas" a piscar em
sequencia.

por acaso tb imaginei isso, mas poderá servir para muitas
outras coisas. muitas mm.

Claro, ehehe... isso é LEGO :>

Em determinadas situações, a determinadas "velocidades de
rotação" perde tick counts, o que pode provocar "desastres"
se não se tiver a contar com esses valores fuzzy.
li tb isso no livro, abaixo de x rpm e acima de y perde os
tick counts (no
livro diz os valores q já não me lembro). mas pelo q parece
nada de muito
grave, basta andar sempre entre esses valores.

hmmmm... não é bem assim... mas depois tu vês... quando tiveres um.

percebi bem. tens um farol (o manas) e o robot sabe em q
direcção ele se encontra?

Nope, não era isso, embora tb dê para usar num esquema desses.

O meu objectivo era detectar objectos à distancia através de reflexão de IR.

O cmd do MANAS (emissor) e o LightSensor (receptor/pequeno emissor tb)
estavam um ao pé do outro, a "olharem" para o mesmo sitio.
Quando um objecto se colocar à frente, o IR emitido pelo cmd do MANAS,
reflecte no objecto e o LightSensor detecta parte desse IR.

Tudo isto deveria ser possivel fazer com o próprio LightSensor, já q ele
trás um LED, só q não é potente o suficiente para haver reflexão a
distancias suficientes para o RCX não esbarrar no objecto.
É mais do tipo "ALTO Q JÁ BATEU!" eheheh

Pelo menos o LightSensor dá para construir um RCX tipo "rato ciclope miupe"
(ou como eu lhe chamo, um "RATICLOPE"), a detectar quando é q a mesa acaba e
evitar expressões tipo "ALTO Q JÁ CAIU... e despedaçou-se todo no chão" ;)

Falando nisso, o Comando IR q vem na 1a expansion (q inclui uma luz e o
AngleSensor) dá muito jeito para situações de panico em q queres parar o bot
às pressas e não lhe consegues acertar no red-button.

isso era optimo, resolvia-me um par de problemas.
além da direcção, pode saber a distancia do farol.

erm... a distancia é sempre fuzzy tb, nunca consegues valores muito exactos
e constantes.

No caso de reflexão ainda é mais fuzzy, claro, pq é uma equação em que além
da distancia tb entra o factor de reflexão do objecto.

Dos testes q fiz, contra paredes brancas conseguia • detecta-las a cerca de
20cm's de distancia. Este nº vai diminuindo com a • reflectividade do objecto,
claro. Se me lembro bem, contra madeira não muito escura mas • envernizada,
detectava-a a uns 10cm's +/-. Contra um pano grosso azul • escuro de uma mesa
já não me lembro se o chegava a detectar ou se só dava por • ele quando estava
com o "nariz" quase a tocar-lhe. Mas mesmo assim, já é • engraçado ver o RCX a
"vêr" ao "longe" e não a ter q olhar pró chão, a 3 • milimetros, tipo um
miope-extremo a tentar lêr um livro :)

fizeste isso com o manas ou o lightsensor?

o comando do MANAS a emitir e o LightSensor a receber o IR reflectido nos
objectos.

já ando a dar umas olhadas por lá, mas não me apetece muito
ver posts muito antigos.

Os mais antigos eram (pra mim) os mais informativos.
Ultimamente tem sido uma conversa de chacha q só visto.
Ultimamente tenho participado muito pouco, por falta de topicos
interessantes.
Só fiquei mais activo quando se começou a discutir os specs dos novos
Spybotics, q entretanto ganhou um grupo de discussão próprio :)

Mas mesmo assim, usa-o sempre para buscas.
Tenta várias palavras "chave", sempre que tenhas alguma duvida.
Geralmente surge sempre alguma coisa.

Quando chegares ao ponto em que evoluires para robotic
vision e algoritmos de analise de imagem, então aí
tz
no futuro quando aparecer um vision comand sem fios.
com fio não me serve para o q eu quero.

nem a mim. Mas... um tipo tem q usar o q há, pelo menos no inicio.

Há muito tempo que andava a ver se comprava uma X10 (wireless video
micro-cam) q é baratissima nos States.
Esperei uma porrada de anos até haver uma versão para a Europa, com o
receptor a trabalhar a 220V e a cam a transmitir em PAL (as minhas placas
video só aceitam PAL e não o NTSC usado nos States e Japão.)
Resultado da espera: a versão europeia é CARISSIMA!!!!! ...e, entretanto,
vim a saber q a qualidade de imagem é tão boa ou pior q a já pouca qualidade
da LegoCam :(

enfim...

mc.

PS: Vcs já viram q... é dar-me trela q eu nunca mais me calo ????
...bom era se eu produzisse MOC's à velocidade q produzo msgs =) ehehehe...
Talvez quando me reformar :>

PSS: Ando a construir o #8002 devagarinho... nunca tal me tinha acontecido.
Quando começo só páro quando tá pronto. Excepto o Space Shuttle, q demorou 2
dias :)