Re: #LEGO da PTnet
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Fri, 19 Apr 2002 22:06:36 GMT

In lugnet.loc.pt, Marco Correia writes:
Tb não tive muito tempo pa tar na cavaqueira, pq ando a • explorar novamente,
mas com outros olhos agora (*1), a LEGO Shop@Home e "arredores".

Depois informa!
É que eu não sou um utilizador de IRC e afins (ICQ é a única coisa).

AH! ...então tá explicado! Eu gosto mais da filosofia do IRC. Como a malta
com q falo (q seria com quem eu falaria no ICQ) tb está quase sempre no
IRC... desisti de usar o ICQ.
Instant messages ? Usamos o mail :>

Por mim...

Parece que a LEGO quer que todos os miudos sejam super • herois de acção ou
pesquisadores aventureiros radicais ou realizadores de • cinema de ficção
cientifica.

E há uns anos, todas as cidades tinham pelo menos 25% de polícias, 20%
bombeiros e uma miríade de pilotos de corrida!

Exacto. Se bem q o periodo dos pilotos de corrida já é 1990's prá frente (o
inicio do empobrecimento do Town/City)

Sim, é verdade. Fui verificar aos meus catálogos... ;-)

de 1980 até 1990 +/- (se bem me lembro) tinha-se muito "civil",
pasteleiros/cozinheiros,
(para)medicos/enfermeiros, pilotos de avião, mecanicos, etc...

Mas nada de operários ou agricultores! :-P

Esquecem-se que uma criança usava o LEGO para dar largas aos • seus talentos
de arquitecto, constructor, designer, planeador e até gestor
de recursos.

Como assim "em criança"?

err.. :> ok. Em 1980 eu era criança :>

Eu *ainda* não. :-D

Gestores de Empresas, devido às
brincadeiras que tinhamos nessas cidades, em que se usava • notas do monopólio
(depois passámos a imprimir as nossas notas :> ) para • permitir a troca
comerciais entre as "empresas" que existiam nessas Cidades/Paises.

O que produzias? Para troca, isto é? É que eu quero construir
uma ou mais
fábricas na minha cidade, mas não sei por onde começar...

Ainda bem q perguntas isso. Tive que me refrear para não falar nisso na msg
anterior.

Ora, no "outro pais" produzia-se quase tudo, ou seja, havia fábricas de
equipamentos (veiculos e barcos), fabricas de moveis, armazens comida, etc.
Havia um Porto Comercial maritimo (eles tinham porto, mas eu é q tinha praia
;), onde chegava tudo o q não tinhamos como explicar o aparecimento na
cidade :> Servia para explicar o aparecimento de coisas q os dois paises não
podiam produzir, pois (ainda) não havia sitio ou peças suficientes para
construir uma fabrica/quinta, etc...

'Tá boa ideia. Eu tenho a panca dos portos, posso usar isso para explicar a
entrada de coisas "estranhas" na cidade. Mas ainda assim preciso de meios de
produção!

Do q me lembro, havia um de nós q era dono duma plataforma de extracção de
petroleo e dono das estações de serviço. Outro era dono de empresas de
construção civil (ganhava $$ construindo casas). Outro tinha a distribuição
de generos de consumo (tipo SONAE ;)

Capitalistas! :-P
(Eu também seria... sou fã do monopólio!)

Havia grandes discussões tipo "epá, tu não achas q os teus carros precisam
de encher os depositos ? Isso anda a ar ?" ou "Como é ? Ninguém come ?" :>

Para te dizer a verdade, só comecei a pensar nisso passados uns anos de ter
deixado de "brincar" com LEGO (só construía, não usava). Mas realmente é um
bom ponto para começar a desenvolver uma cidade...

Havia coisas q não eram mensuraveis, então acabava-se quase por arranjar
umas médias muito pouco cientificas do que se devia gastar por semana LEGO
(1 dia real correspondia +/- a 4 a 7 dias LEGO)
Coisas como (do q me lembro) comida, combustiveis, electricidade (tinhamos a
cidade electrificada, com iluminação publica, as casas principais tb algumas
lojas ou edificios q ficassem giros iluminados, como o meu cinema e o
aeroporto).

Um *cinema*?
Eh lá!
Estamos a falar de colecções *gigantescas*!
Eu ficava todo contente quando conseguia fazer um hospital... :-)

Lembro-me de haverem pilhas de 1,5V q eram transportadas e vendidas como se
fossem bidons de combustivel.

Eu dei-lhes outro uso: contrapeso de um porta-aviões que fiz... :-P

Eu, além do turismo, animação e restauração, produzia aviões e helicopteros,
mas mandava vir "de fora" o material pra isso (as peças de LEGO :).

Sei q aquilo, misturado e baralhado, servia para termos trocas comerciais
uns com os outros e q a coisa tava feita duma maneira q as balanças estavam
minimamente equilibradas o suficiente para nos divertirmos todos com a
brincadeira :)

Que, afinal de contas, era o mais importante!

Ah, tinhamos um circuito de caminho de ferro (vou-me lembrando das cenas aos
poucos) mas era com aquelas linhas azuis, com plates 2x8 brancas, que ligava
os dois paises (Cidades Estado, melhor dizendo) bem como uma ponte
rodoviária que fizemos a ligar as duas mesas (a minha era uma mesa, a outra
eram duas bancada muito compridas.)

Bem!
Uma colecção completa!
Eu nunca tive combóio antigo... só de 9V. Mas tenho bastantes acessórios, dá
para fazer uma linha apresentável.
Agora estou a braços é com o projecto da ponte - como qualquer obra pública
que se preze, anda a passo de caracol... ;-)

...tenho pena de não termos tirado fotos daquilo... eramos putos, queriamos
era brincar :)

Idem. Só tenho 2, uma de 89 e outra de 91... :-(

Esta "brincadeira" especifica q me estou a lembrar, que acho q durou um
verão inteiro (3 meses) estava montada numa garagem em q 99% dos LEGOs não
eram meus (I wish!) ...só levava pra lá uns sets bem definidos para não
haver misturas nem confusões com quem era dono do quê, e só se fossem uma
mais valia praquele "universo" q tinhamos construido.

Eu levava os meus LEGO para a escola - MÁ IDEIA!!!

Acho q foi a mais elaborada q fizemos (pois foi a unica vez q chegámos a
fazer furos nas tais bancadas de madeira, para electrificar a coisa) e
pintámos de azul a parte q era pra fazer de margem maritima.

Ok, com essa experiência toda de grandes projectos, tu podias ficar
encarregado de gerir a mesa de Cidade do PLUGfest!

(No Catalogo de 2001 só tinha uma misera página com 3 sets CITY, de
construção/obras... o 2002 esqueci-me de ver, mas cheira-me
q nem CITY tem.)

Nada que valha a pena. Mas há os sets do S@H, e isso agora chega :-)

Pois :) já marquei no wish list todos os Town/City q lá andam pra comprar um
pouco antes do Natal (espero q ainda haja nessa altura!), como presente prós
meus putos.

Só antevejo que esgote o SFSC - o resto não é edição limitada (acho eu).

Ainda não conheço a fundo os sets de Movies. Esses compro
para peças, não
para o set em si.

Pelo q tenho visto, acho q não servem para outra coisa senão para peças.

:-)
E agora, nem isso - passo a ir buscá-las aos sets de S@H...

expondo a minha visão da coisa.

Acho que não vais precisar - os últimos desenvolvimentos da
série "Legends"
já vêm (penso eu) ao encontro das nossas aspirações de
construtores. Vamos só esperar para ver no que dá.

Sim, a serie Legend já é uma luz ao fundo do tunel, bem como os MOC's q a LD
disse que iria começar a lançar. Não tou a ver um MOC a ir prós lados do
JackStone ou dos Bionicles :> portanto suspeito que deverão rondar os temas
TRAINS, SPACE, CASTLE e TOWN/CITY.

Perfeito!

Mas o q gostava mesmo era q a LEGO mudasse um pouco a visão q tem de si
própria.
Respeitassem certos principios que existiam nos 80's (pra mim, a golden age
do LEGO System - LEGOLAND Town) e que hoje foram esquecidos.
(é engraçado ler certas frases inspiradoras que escreviam nos catalogos dos
anos 80)

"É um brinquedo novo todos os dias"?  ;-)

Acho q se lembraram de ser um *mais um* produtor de brinquedos, em vez de
ser um produtor de LEGO *bricks*.
Eu por mim tudo bem, eles q produzam esquentadores ou bicicletas, para mim é
igual, desde q mantenham a coerencia da linha LEGO System, com os seus
minifigs, os bricks, os telhados, as portas, as janelas, e as rodas :)

Mas tu sabes que em '78, quando apareceu a minifig articulada, também houve
reclamações...
Não é que esteja mal o que eles fazem de novo, mas não precisavam de
abandonar pura e simplesmente uma fórmula testada na altura em que ia entrar
na segunda geração de compradores (ie, os filhos dos compradores de '78,
como tu!)

Bom... desculpem lá este desabafo... >
'Tás perdoado, porque falaste mesmo bem. :-)

ehehe, 'brigado :)

Não tens de quê. Partilho as tuas ideias, só que sou preguiçoso demais para
um texto tão grande e completo... :-)