Re: imans - equilibrio
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Thu, 15 May 2003 09:07:59 GMT

ola Luis e Zenete, parabens pelos prototipos!
Gostava de acompanhar mas só tenho um iman e nem está comigo.

Ildefonso Zanette wrote:
  Ola Luis,

  Estive acompanhando essa discussao e achei a sua ideia bem legal. Resolvi
fazer uma tentativa e criar um prototipo( pois tmb tenho poucos imans ).

  Estabilizacao eh a peca chave. Gostaria de saber se existe um sistema que
flutue plenamente magnetico sem retroalimentacao ( ou seja, sem que existam
sensores que avaliam a distancia do vagao ao trilho e diminuem ou aumentam a
potencia de eletroimans ).

Acho que é possivel fazer isso sem sensores... Têem que montar os imans
de forma a que se
o veículo se afastar da posição de equilibrio, o conjunto de forças vá
traze-lo de volta (equilíbrio estável).

Com apenas duas filas de imans deve ser dificil porque basta o veiculo
mexer-se um pouco para o lado, e caí logo (equilibrio instavel). Talvez
tenham que usar muitos mais imans.

Era mais interessante se não houvesse contacto fisico do veiculo com a
estrutura fixa, mas se tiver que haver, usem rodas com pneus nos pontos
de contacto. Sempre diminui um pouco o atrito.

Não se preocupem com o custo porque ouvi dizer que o comboio de
levitação magnetica que foi construido na China (com tecnologia alemã)
tambem teve um custo astronomico.

E quanto ao movimento para a frente do veiculo? Eh suave ou anda aos
saltos, porque os imans estão afastados entre si?