Re: areas de interesse (was:Re: lojas)
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Tue, 4 Feb 2003 22:10:42 GMT

In lugnet.loc.pt, Luis Baixinho writes:
como já te tinha explicado. a montra é para ser montada em 5 cubos com 0,5m
quadrados. eu estava a pensar em não os por todos seguidos, mas fazer um
quadrado com 1 metro de lado + um cubo ao lado. nesse quadrado estaria o tal
circulo q teria a perninha para o cubo pequeno. assim acho q daria para
fazer umas rectas com uns 30 a 40 cm de comprimento. tenta aí em casa!!!!

Nota de referência: um vagão normal tem cerca de 25cm!
Cada círculo tem um diâmetro exterior de cerca de 70cm, e cada recta cerca
de 13cm. Os desvios exigem o equivalente a três rectas seguidas entre a
linha "única" e a linha "bifurcada".

Por ter estes valores bem presentes é que eu acho muito apertado fazer o
layout nos cubos. Não que não seja possível, mas se puderes expandir
(essencialmente em comprimento), é um alívio em termos de planeamento. Uma
sugestão seria qqr coisa do género teres 4 cubos em fila *com uma placa de
"75xn" cm em cartão prensado ou qqr coisa do género, e o cubo "extra" a
apoiar um ramal para o abrigo de locomotiva (a construir).

Volto a dizer que *é possível* fazer como tu dizes, apenas acho é que a
margem de manobra é muito pequenina. Claro que entendo a grande limitação
que é a montra não poder estender-se pela loja "em área"! :-/
Daí a minha ideia inicial de "colar" a linha às paredes até um canto onde
possa dar a curva (ganhando um espaço considerável na montra por as curvas
poderem estar escondidas de quem vê de fora). E assim nem tens de usar os
cubos todos, pelo menos da forma tradicional. :-)

Mas fica tranquilo, que eu levo material em excesso e na hora monta-se como
gostares mais. Não te esqueças é de ir juntando caixas, caixinhas, caixotes,
caixões (!), e demais formas paralelepipédicas - quanto mais estreitas
melhor), apenas para o caso de poderem ajudar a "criar espaço onde ele não
existe"... parece um bocado idiota dizer isto, mas na hora entendes ;-)

agora uma duvida, as agulhas quando utilizadas servem só para orientar os
comboios ou tb desactivam a energia em determinados troços. isto para umas
coisas q ando a pensar.

Depende de como as usas. Se usares um par de agulhas conjugadas para criar
um segmento paralelo à linha principal, podes ter os dois energizados em
simultâneo OU NÃO. Se tiveres as agulhas em série, só dão corrente para um
lado de cada vez.
Claro que com uns fios de cobre estrategicamente colocados se pode contornar
este problema, embora o controlo da velocidade seja o sofredor.

esta discussão poderia ser feita por email (privada), estamos a faze-la aqui
para o pessoal tb dar umas ideias!!!!

Vocês leram!

:-D