Re: Oh gente, vamos lá a dar uma ajuda! (robótica :-)
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Wed, 11 Dec 2002 13:22:11 GMT

Olá. Posso dar-te algumas informações sobre o Mindstorms.

A ferramenta de programação da Lego que vêm com o Mindstorms está bem
feita, mas é muita limitada quando se pretende fazer coisas mais avançadas.

A primeira plataforma que usei para programar o RCX, foi o legOS (agora
chamado BrickOS) que é baseado no compilador da GNU. Um compilador, para
quem não saiba, é uma peça de software que traduz código escrito em
linguagens de programação, como C++, para código binário. Esse código é
o que vai ser executado pelo processador, neste caso o Hitachi, que
equipa o RCX.

O brickOS foi desenvolvido para Linux mas também funciona em Windows. Na
altura era um pouco difícil de instalar mas segundo as últimas notícias
do newsgroup, agora é mais simples. Quando o experimentei, não suportava
algumas funcionalidades como comando a distância e outras.

http://brickos.sourceforge.net/

Depois passei a usar o Lejos que é baseado numa máquina virtual de Java.
Ao contrário do brickOS, os programas não são executados directamente
pelo processador do RCX, mas são interpretados por um outro programa.
Isso faz com que a memória efectivamente disponível seja menor. Mas o
Java é uma excelente linguagem de programação orientada por objectos.
Por isso prefiro fazer programas em Java do que em C ou C++.

O Lejos está muito completo. Permite acesso a todos os botões do
controlo remoto bem como aos botões da consola (excepto o ON/OFF). Ao
ecran LCD etc. Também permite guardar dados em memória permanente, assim
um programa pode lembrar-se do seu estado mesmo se o RCX tiver sido
desligado e ligado outra vez!

http://lejos.sourceforge.net/

Como o brickOS produz binários, os programas ocupam menos memória e são
mais rápidos. Além disso permite acesso directo ao hardware, para os
utilizadores avançados.

Espero ter ajudado...

  Daniel

Pedro Silva wrote:
Tenho notado um crescimento rápido no número de interessados em robótica
LEGO, e sinto que devo começar a aprender mais para poder manter uma
conversa sobre o tema sem me atrapalhar... alguém me pode ajudar?
Será conveniente esclarecer que sou muito ignorante no assunto, por isso não
sejam muito maus... :-P

***---***

Em outras notícias:

O nosso amigo Guilherme, de Belo Horizonte, está com dúvidas sobre o melhor
set para começar: Mindstorms ou Cybermaster? Penso que o primeiro seja o que
tem mais perspectivas de continuidade, porque Cybermaster já não vejo há uns
tempos - mas gostaria de ouvir as vossas opiniões (quase como uma sondagem).

Aliás, espero em breve poder contar com a presença do Guilherme no fórum,
logo que a sua inscrição seja completada. Entretanto, cruzei esta mensagem
para o loc.br, na esperança que alguém lendo isto possa dar uma ajuda
"local". Se sim, eu mando o contacto do Guilherme por e-mail.

Obrigado pela atenção,

Pedro