Re: Um post do Daniel Pereira (em breve entre nós)
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Wed, 11 Dec 2002 14:37:52 GMT

Parece-me que o que precisas e' de um veiculo com duas mudancas.

O mesmo motor serve para tudo isso.
Quando roda numa direccao usa a foça desmultiplicada para arrancar
(chamemos-lhe a 1a mudanca), e quando roda na outra direccao, usas rodas
dentadas multiplicadoras (2a mudanca), para acelerar ainda mais.

Agora perguntas como se pode faze isto com um unico motor, metendo mudancas
e tudo?

E' simples. Num eixo motriz (ligado ao motor), encaixas uma roda sem-fim,
*solta* de forma a deslizar ao longo do eixo.

Se num lado meteres uma roda dentada que engata a 1a mudanca, e no outro
meteres outra que engata a 2a, a propria rotacao do motor vai fazer o
sem-fim deslizar ao longo do eixo, engatando ora uma ora outra roda dentada.

Assim digamos, arrancas numa direccao para ganhar velocidade, e ao fim de 1
ou 2 segundos, invertes a direccao do motor para engatar a segunda mudança.

Capiche? :)

  ***
**1**
  ***