Re: Oh gente, vamos lá a dar uma ajuda! (robótica :-)
Newsgroups:
lugnet.loc.pt, lugnet.loc.br
Date:
Mon, 16 Dec 2002 14:01:55 GMT

Pelo que se vê nos lançamentos da LEGO e nos grupos de discussão, a série
Robotics Invention System está em final de vida útil, devendo ser
descontinuada a qualquer momento.

Diversos kits acessórios como Robotics Discovery Set e Droid Developers Kit
também já não estão mais em produção, restando apenas eventuais estoques nas
lojas ou distribuidores.

Em 2002 a LEGO mudou a sua linha Minstorms para o Spybotics, que é uma linha
menos voltada para a construção (já que o kit vem com o número certo de
peças para o modelo específico e motores embutidos) e mais voltada para o
"brincar" com o brinquedo após a montagem.

O antigo CyberMaster já teve sua produção encerrada há cerca de 2 anos. Cada
um dos blocos programáveis, Scout (Robotics Discovery Set), Micro-Scout
(Droid Devvelopers Kit e Dark Side Developers Kit), Cybermaster, RCX
(Robotics Invention System 1.0, 1.5 e 2.0) e Spybotics contém uma série de
prós e contras (se alguém estiver interessado posso tentar relacioná-los) e
sua recomendação depende do uso que se queira fazer. Dependendo do uso,
apenas um dos kits pode também ser insuficiente.

Para o meu uso, utilizando programação em C, com ferramentas de
desenvolvimento alterantivas ao sistema da Lego, o RCX é o bloco programável
mais versátil, mas o Scout também pode ser usado de maneira mais limitada.

Bom, se alguém quiser saber detalhes mais específicos estou feliz em ajudar.

Abraços,

Paulo Sérgio Tesche