Re: Train and Castle pics (from PLUGfest)
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Mon, 30 Sep 2002 14:05:03 GMT

In lugnet.loc.pt, Pedro Silva writes:
In lugnet.loc.pt, Ildefonso Junior Zanette writes:
Ola Amigos,

Muito legal vcs estarem se reunindo! Quantas Plugfests jah houveram?

Duas só este ano. E já há planos para mais - começou como um encontro
pequenino, mas tem potencial para crescer!

  Com certeza! Aposto que todas as legofests comecaram assim.

Os
participantes foram Pedro, o Luis e o Ze? Quantos dias durou esta PLUGfest?

Esta foi só um dia, a anterior foi uma manhã; a próxima terá de ser dois
dias, senão não dá para montar as coisas e mostrar :-)

In lugnet.trains, Pedro Silva writes:
Hi guys,

I'm just posting the link to the pics from the latest PLUGfest, where I had
the chance to take some snapshots of my bridge (mentioned earlier on
.trains, about 4 months ago), and a couple other stuff.
Since there is no text, I'll make a brief summary of what's to be seen on
the same webpage:

Eu tinha pensado que vc iria fazer uma ponte em forma de arco. Esta ponte
pensil eh outro projeto ou era essa eh a ponte que vc estava se referindo
quando fez as perguntas sobre construcao de pontes.

Outro projecto. Esta ponte tem a ver com uma experiência: como levantar uma
ponte, grande mas leve e resistente?
A outra ponte será mais do tipo escultura - é baseada numa ponte lindíssima
cá do Porto, projectada por Eiffel (sim, o mesmo da torre!). Mas mesmo essa
terá de dar para o combóio, e talvez para carros.

Eu tenho uma vontade imensa de fazer uma ponte em forma de arco, mas acho que
irei ter que desmontar todos os meus outros projetos e mesmo assim a ponte
ficaria toda colorida. Seria bom se eu encontrasse mais alguns technic bricks
para construi-la em uma cor soh.

Faz um protótipo antes, para testar a funcionalidade. Não vale a pena partir
já para comprar as peças, porque pode sempre haver alguma coisa que se
altera no projecto durante a construção, e depois ficamos com as peças
"empatadas" :-/

  Eh, vou tentar fazer uma pequena, soh para ver como fica e depois eu tento
fazer uma um pouco maior.
  Algum tempo atras, eu estava brincando de construir algumas pontes com
bricks comuns. Eu comecei com uma que consumiu todos os meus bricks amarelos
antes de chegar na metade! Desmontei ela e construi uma bem menor em preto. Ela
ficou bem legal, vou ver se consigo tirar algumas fotos e colocar no
brickshelf. O problema eh que tirar fotos de bricks pretos eh sempre uma coisa
bem complicada.

Pessoalmente, como fiquei contente com a ponte móvel, tenho a ideia de a
"duplicar" (dois vãos) e uniformizar, mas isso vai demorar um tempo grande
ainda. Para já, vou comprar mais coisas para o combóio e a cidade, só quando
tiver rendimento próprio entro no Technic em força.

http://plug.no.sapo.pt/new/plug.html

#1- Luís Baixinho's storage system; Hobbes sculpture (modelled from BS
images, I believe);
Bem Legal! Aqui no Brasil ele se chama Haroldo. Por acaso ele tem o mesmo
nome em pt?

Calvin e Hobbes. Cá não há muito o hábito de traduzir os nomes de
personagens (tal como aí não se legendam filmes, mas se dobram ;-)

  Geralmente quando os filmes saem no cinema, eles sao legendados, mas quando
vao para a televisao eles sao sempre dublados. Aqui eles tambem modificam os
titulos dos filmes. As vezes fica legal, mas as vezes fica horrivel!

#2,3- Some experiments I'm making with door mechanisms for hangars and large
buildings (eventually will be remotely operated) - these are not even
prototypes yet!
Ahhh, entao este monte de pecas eh a porta de uma garagem! ;-)

Isso :-P
Claro que as imagens não são muito esclarecedoras - a porta tem como ponto
central a sua capacidade de ocupar pouco espaço em ambas as posições, o que
a torna muito indicada para construções *grandes* do tipo fábrica ou hangar
(garagem também, aliás a experiência começou com uma)

  Olhando de novo na foto acho que entendi direito como ela funciona: Quando a
porta esta aberta, ela fica bem proxima do teto da garagem deixando mais espaco
livre.

#4,5,6,7- Luís' windmill, various angles; it has undergone reconstruction
since its rendering was uploaded to brickshelf. Notice how it matches the
scale of the Guarded Inn, but looks sturdier with its present design. Two of
my favourite features that are visible are the tree on the wall and the
sails, which are themselves linked to the millstone with a very cool
mechanism (non-Technic!)

Este tambem ficou otimo! Como o Luis fez para ligar as pas do cata-vento na
roda da prensa sem utilizar technics?

:-)
A única peça é um eixo - mas mesmo essa poderia ser substituída por vários
"brick 2x2 round", deitados sobre um "veio" e reforçadas com um "lightsaber".
Tem imagens na pasta do Luís no brickshelf, é melhor veres lá; mas
instruções MLCAD podem sempre ser pedidas ao nosso confrade! :-)

#8- View of the bridge, lifted (front)
#9- The mini-layout we set up to test the bridge; after the pic was taken,
we placed more locos and cars on the track to test the maximum load (well,
it had survived 100km in a crowded Mazda, so...) On the sofa, Zé Pedro is
looking for parts in his backpack, Luís is smiling at the SFSC. Notice a
VELUX house all alone over some boxes of LEGO, and the 2000 Soccer Stadium
on the floor (yes, it was used later on...) If you have a fertile
imagination you can also picture the two automated points near the SFSC, on
the floor - but they did not work properly that day.
#10- Bridge, lifted (sideview)
#11- 4 x D batteries are needed for balance. They are NOT fixed!
#12- The bridge, standing alone (closed). Notice the speed regulators: one
is used to lift the bridge in about a minute, the other manages the two
track blocks (bridge+oval). Originally I had intended to try using the
bridge as a two-way, only I forgot I'd need more connectors to do that... :-S

Gostei da ponte. Vc nao teve problemas tentando alinhar os trilhos moveis com
os trilhos estaticos?

Também pensei que fosse ter, mas não. Nem abana ao passar o combóio!

Nao sei se eh possivel, mas seria legal se vc arrumasse
uma maneira de deixar os contra-pesos mais baixos, desta maneira as propagandas
de pilhas duracell nos seus contra-pesos nao seriam tao evidentes. :)

:-P
A ideia foi deixar os pesos *altos*! A ponte NÃO devia estar tão alta em
relação ao chão... e qualquer outra solução acabaria por ter o movimento
impedido quando os contrapesos atingissem o solo. Eventualmente cheguei à
conclusão que tinha feito a ponte uns 2 centímetros mais alta que o
estritamente necessário, mas não tinha as peças adequadas para corrigir o
erro :-/

Acho que vc poderia deixa-los em um angulo com a ponte, de forma que, quando
a ponte estivesse levantada, os contra-pesos estariam perpendiculares ao chao.

Essa solução parece complicada. Mas confesso que me intriga, não estou a ver
como será possível; podes mandar-me um desenho/esquema?

  Atualmente os seus contra-pesos estao fazendo um angulo de 90 graus com a
ponte. Certo? Aumente este angulo para 210 graus, e quando a ponte estiver a 60
graus em relacao ao chao, os pesos estariam perpendiculares ao chao. Desta
forma vc poderia construir uma base para a ponte e esconder os seus pesos
dentro desta base. Vou ver se faco alguns esquemas em um .dat para te mostrar
melhor. Vou tambem tentar fazer uma parecida com a sua e ver se o que estou
falando funciona!

#13- Me, holding a brand new 6049 :-)
#14- Mosaic (doh!) of Tânia and Luís - Now I want one for me too!!! :-P

Quantos mosaics tem ai? Quatro?

Exacto. Uma obra de arte!
(no futuro vou comprar um par deles só para encher os meus Hoppers de
carvão... ;-)

(Missing still: my own storage system, and LB's future space bomber)

Please apologise the low quality, pics are from a disposable camera and the
light was terrible (first day of rain this season). Anyway, I hope you can
at least have an idea of what we have been doing in .pt; hopefully we'll get
more cameras AND time to take better shots in the next PLUGfest, scheduled
for next Easter. Until then...

Please let us know what you think!  :-)

Espero um dia poder participar de uma festa dessas. Quem sabe ateh ai mesmo
em uma eventual viagem para a Europa.

Sempre benvindo! Cá e em qualquer outro lugar, porque este continente está
cada vez mais unido (até em LEGOs :-)

Se bem que agora eu nem posso pensar
nisso, o nosso dinheiro esta cada vez se desvalorizando mais e tudo que eh
importado esta ficando cada vez mais caro. Inclusive Legos! :(

Posso imaginar...
Cá a economia está francamente estagnada (ambora ainda não tão mal). E sem
saída à vista nos tempos mais próximos - é o que dá estar tão dependente da
Alemanha (o turismo este ano teve uma quebra *brutal*, por exemplo).
O que tem estado a desvalorizar tanto o real nesses últimos tempos? O meu
pai foi aí um par de vezes, da primeira valia perto de um dólar e da segunda
já só uns 45 cêntimos... essa flutuação maluca tem razão de ser?

  Agora esta valendo uns U$ 0,25! Legos que custariam uns R$10 a uns dois anos
atras, agora estao sendo vendidos por R$ 40 ateh R$ 50! Eu estava olhando um
post super antigo no local/br que eu fiz e reclamava que o 8448 - street super
sensation estava custando R$350. Se fosse hoje, ele estaria valendo perto de
R$800.
  Esta flutuacao maluca esta acontecendo por diversos fatores, mais os
principais sao uma forte especulacao no mercado financeiro por causa das
eleicoes ( na realidade esta e a principal desculpa, mas qualquer coisa eh
motivo para o dolar aumentar ), a crise da Argentina e uma divida em dolares
que o governo tem com os Bancos e que deve ser paga em reais ( Os bancos ficam
trocando dinheiro entre si, o dolar aumenta, eles ganham muito mais, e o povo
eh que paga a conta ).

Como fazes para comprar os LEGOs, já agora? Imagino que tenhas de recorrer
muito a revendedores on-line, uma vez que não há ainda S@H para o Brasil?

  Na realidade nao estou comprando muitos legos mais. Antigamente eu comprava
um monte pelo ebay, mas agora nao esta compensando muito comprar os legos
novos, nem fora ou por aqui no Brasil ( Muito dinheiro para poucos legos ).
Quando viajo, eu procuro por legos antigos nas lojas do interior do Brasil,
pois, como a filial da Lego no Brasil fechou, as lojas ficaram inundadas com
legos bem antigos que eles deveriam ter nos estoques. Aqui em Sao Paulo e no
Rio de Janeiro eh um pouco dificil encontra-los, mas em outros estados ainda
pode-se encontrar alguma raridade. Outro dia encontrei o 8858, misb, por apenas
R$99 ~ U$25 em uma loja em Minas Gerais. Quase todos os meus legos mais antigos
foram adquiridos desta forma. Atualmente eh a unica forma de conseguir legos de
uma forma um pouco mais barata.

  abracos,

zanette.