RE: Mindstorms + Comb?io: o casamento perfeito?
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Thu, 20 Jun 2002 18:12:23 GMT

-----Original Message-----> Of Pedro Silva
Sent: Thursday, June 20, 2002 4:05 PM
To: lugnet.loc.pt@lugnet.com
Que tipo de automatização estarias a pensar ?
Nas locomotivas propriamente ditas, nada; não há muito epaço
de manobra com os motores delas.

Lembrei-me agora q de tempos a tempos aparecem uns threads na
lugnet.robotics.rcx.* sobre tipos q gostam de TRAIN & Mindstorms e que fazem
coisas nesse sentido.

Houve até 1 ou 2 que montaram uns RCX nas composições e que era o RCX que
alimentava/controlava a locomotiva (acho q isolou-a do circuito, ou então o
circuito não estava ligado ao transformador)

O problema deles era fazer com q cada composição (cada RCX, portanto)
conseguisse "lêr" códigos de barras e reagisse de acordo, tal como um
maquinista reage aos sinais na linha.
Isso gerou logo mais dois threads, um sobre o melhor sitio para colocar os
códigos, se na pista, se de lado, etc... e outro sobre a melhor forma de
programar um leitor e como inventar um codigo de barras legivel pela
LightSensor.

Eu gostaria de saber mais sobre um tipo de controle
utilizado em modelismo
de combóios, chamado "block-control"; é dependente de secções
de linha e não das locomotivas, ou seja, cada secção é controlada
individualmente (e pode ter 0, 1 ou mais locomotivas).

Não percebo muito sobre isso, mas do que descreves, dá-me ideia que em
modelismo é possivel ter "canais" modulados na pista. Ou seja, os carris não
só fornecem a energia, mas tb servem de meio para transmitir dados/ordens
endereçaveis. Se cada locomotiva souber o seu "endereço" ou numero, então é
simples comandar várias através de dois fios/carris. Isso já deve meter
electrónica e essas coisas todas ao barulho :) ...tipo o equivalente a um
micro-modem em cada locomotiva bem como no controlador. (isto sou eu a
inventar, baseado no q escreveste ;)

que tipo de
"interface" mecanico se pode implementar nos desvios ou até • como é q se
implementam "circuitos" independentes dentro de um mesmo layout.

Os desvios são um assunto complicado, todas as soluções são bastante
"improvisadas"... embora tenham algum potencial. Regra geral
são comandadas por um único motor para cada desvio.

Tudo bem, isso já daria para centralizar o comando dos desvios. E
centralizando, já seria possivel automatizar.

Os circuitos independentes conseguem-se com... pedacinhos de papel nas
extremidades das linhas :-) Simples, mas engenhoso. Para transmitir a

Clever ! :)) ...ai não há carris sem ser de metal ? ...pensei q houvessem,
uns curtos, precisamente para isolar blocos do layout.

Mas ok, o papel (ou plastico/borracha) tb não tá mal :)

corrente, há umas escovas da LEGO que vêm com os controladores de
velocidade, mas pode usar-se "crocodilos" normalíssimos.

os conectores electricos (aqueles 2x2) são iguais aos Technic
Electric/Mindstorms não é ?

NOTA: um só controlador pode fornecer corrente a mais do que
uma locomotiva,
mas ambas à mesma velocidade; e têm relativamente pouca potência, não
aguenta linhas muito extensas ou *demasiadas* locomotivas. O
segredo estará
(penso eu) na utilização criteriosa de secções de linha
("blocos") cada uma
com o seu controlador.

Então, teoricamente, seria possivel meter um RCX a *alimentar*, logo
controlar, 3 secções, pois acho q os motores das locomotivas se dão bem com
o metodo de controlo de potencia usado nos RCX/Cybermaster q é o PWM (Pulse
Width Modulation)

O PWM é estilo mandar impulsos de 9Volts mais ou menos rápido (em
micro-segundos) conseguindo assim imitar o controlo de potência que se
consegue com uma resistência variavel. Parece até que este metodo é mais
eficaz que o tradicional do controlador da LEGO TRAIN, pois é melhor para
vencer a inercia, etc... er... lembro-me tb de ter passado os olhos por um
thread onde se discutia este assunto.

...isso pode ajudar-me a ajudar-te, pois seria, em • principio, uma utilização
simples do RCX, que em conjunto com a hipotese de usar 2 • slaves MANAS,
podias controlar independentemente até 7 actuadores (sendo eles: 3
motores/luzes do RCX + 2 pares de motores MANAS :)

Huh... quê? ;-)
(Não percebo quase nada de electrónica!)

nem eu :> ...isto não é electrónica, é LEGO !!! eheheh
quando digo SLAVES é literalmente considerar uma unidade *escrava* de outra
onde a unidade MASTER (mestre) comanda e as escravas obedecem, com muito
pouca interactividade entre as duas. A relação entre 1 RCX e as unidades
MANAS é esta. O RCX manda, a unidade MANAS obedece... se não estiver
distraida na altura... ou se ainda tiver carga nas pilhas, eheheh

Havendo situações em que não há necessidade de sensores, • então até se podia
meter ao barulho o ControlCenter que pode controlar até 3 • motores/luzes e
tem 2 memórias, boas para criar certas sequencias. Qualquer • uma pode ficar a
correr em loop, caso seja util (até gastar as pilhas ;).

Não sei assim de repente. Mas penso que há espaço para
sensores, pelo menos
de luz: células fotovoltaicas podem detectar um combóio, e
mandá-lo parar em
determinado sítio, ou accionar um mecanismo (ponte?). Os de toque e de
rotação não me parecem muito úteis numa primeira fase, mas também não
conheço todas as potencialidades dos "bichos" :-)

Bem, uma situação em que é possivel usar os TouchSensors seria em detectar a
presença de "peso" nna linha.

O RotationSensor poderia ser usado para controlar um daqueles cruzamentos
rotativos q não sei se há no LEGO TRAIN, onde se pode direccionar uma
locomotiva para 1 de vários circuitos disponiveis.
Ou então para perceber em que angulo q uma ponte rotativa está.

Abrindo o jogo,a minha finalidade última é que se consiga
manter um conjunto
de 4/5 locomotivas numa pista, cada uma delas com um razoável grau de
independência no seu movimento. O sistema não necessitaria de
intervenção
humana para funcionar, mas poderia ser "desligado" para o
controlador poder
brincar; ainda, teria de ter alguma capacidade para corrigir situações
complicadas do "trânsito" (quase um sistema inteligente).

Eu sinceramente não percebo muito bem como é que se consegue provocar
independencia em comboios que são alimentados/controlados centralmente.
É claro que percebo q se consegue "imitar" alguma dessa independencia,
provocando os tais "blocos" de pista com alimentação independente.

A unica forma de haver independencia seria separar a alimentação do
controlo, ou seja, o motor ser alimentado pelos carris, por exemplo, mas
haver uma linha no meio responsavel por enviar sinais de controlo... ou
seja, fazer com 4 fios o q falei no inicio desta msg q seria possivel com 2.

Outra hipotese, q tb já mencionei mais acima, é a de cortar por completo o
esquema de alimentação central, e colocar um RCX por locomotiva, ficando ela
realmente independente do circuito e das outras locomotivas.

Um esquema destes permitiria até ter 1 ou mais RCX's fixos a controlarem
pontes, desvios e passagens de nivel, enviando mensagens uns aos outros
tipo:
<RCX1naLocomotiva1> "quero ir para a direita, posso ?"
<RCX2fixo> "o desvio tá pá direita e não vem ninguém da outra linha, podes"

<RCX3naLocomotiva2> "quero ir para a esquerda, posso ?"
<RCX2fixo> "Calmex q vem aí outro gaijo..."
<RCX3naLocomotiva2> "ok, parei"

<RCX1naLocomotiva1> "ok, passei"
<RCX2fixo> "certo Locomotiva1"
<RCX2fixo> "Locomotiva2, deixa-me mudar o desvio. pronto podes passar"
<RCX3naLocomotiva2> "ok, passei"

etc... paragens em passagens de nivel, paragens em estações... pronto, tou a
ensinar a missa ao padre :)

mc.