Re: Mindstorms + Comb?io: o casamento perfeito?
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Thu, 20 Jun 2002 16:05:02 GMT

In lugnet.loc.pt, Marco Correia writes:
-----Original Message-----> Of Pedro Silva
Sent: Thursday, June 20, 2002 2:38 PM

Assim, lanço este repto: se estiverem interessados em
automatizar um layout
de combóio, digam-me qualquer coisa. Se conseguíssemos fazer já algum
progresso até ao PLUGfest 2002-b seria excelente, assim nesse
encontro já se
poderiam fazer afinações ao sistema e prepará-lo para
exibição pública (SIC Radical, anyone? ;-).

Que tipo de automatização estarias a pensar ?

ou seja:

Dá-me uma ideia do que achas que se poderia fazer nos comboios com 3 (ou
mais) motores e que tipos de decisão esses motores estariam sujeitos usando
3 sensores (de toque, ou 1 rotação ou/e 1 luz/proximidade)

Nas locomotivas propriamente ditas, nada; não há muito epaço de manobra com
os motores delas.
Eu gostaria de saber mais sobre um ti9po de controle utilizado em modelismo
de combóios, chamado "block-control"; é dependente de secções de linha e não
das locomotivas, ou seja, cada secção é controlada individualmente (e pode
ter 0, 1 ou mais locomotivas).

Eu sei muito pouco sobre a linha TRAIN actual (alias, só sei q existe e
conheço o aspecto por fora de alguns sets), por isso não sei que tipo de
"interface" mecanico se pode implementar nos desvios ou até como é q se
implementam "circuitos" independentes dentro de um mesmo layout.

Os desvios são um assunto complicado, todas as soluções são bastante
"improvisadas"... embora tenham algum potencial. Regra geral são comandadas
por um único motor para cada desvio.
Os circuitos independentes conseguem-se com... pedacinhos de papel nas
extremidades das linhas :-) Simples, mas engenhoso. Para transmitir a
corrente, há umas escovas da LEGO que vêm com os controladores de
velocidade, mas pode usar-se "crocodilos" normalíssimos.

Fala-me tb da forma de alimentar/controlar o comboio, estando este na linha.
:)

(Ver acima também)
O sistema é bastante simples: há um transformador de corrente contínu7a que
fornece energia a uma resistência variável de polaridade variável (para a
frente e para trás, com intensidade variável); a transmissão da corrente é
feita para cada carril (+/-), o que obriga a manter os carris de sinal
diferente separados (ou então... fzzzt!). Os carris transmitem a corrente ao
motor do combóio através de rodas condutoras (duas de cada lado, doh!).
Para isolar secções de pista, usa-se os pedacinhos de papel e os crocodilos.

NOTA: um só controlador pode fornecer corrente a mais do que uma locomotiva,
mas ambas à mesma velocidade; e têm relativamente pouca potência, não
aguenta linhas muito extensas ou *demasiadas* locomotivas. O segredo estará
(penso eu) na utilização criteriosa de secções de linha ("blocos") cada uma
com o seu controlador.

...isso pode ajudar-me a ajudar-te, pois seria, em principio, uma utilização
simples do RCX, que em conjunto com a hipotese de usar 2 slaves MANAS,
podias controlar independentemente até 7 actuadores (sendo eles: 3
motores/luzes do RCX + 2 pares de motores MANAS :)

Huh... quê? ;-)
(Não percebo quase nada de electrónica!)

Havendo situações em que não há necessidade de sensores, então até se podia
meter ao barulho o ControlCenter que pode controlar até 3 motores/luzes e
tem 2 memórias, boas para criar certas sequencias. Qualquer uma pode ficar a
correr em loop, caso seja util (até gastar as pilhas ;).

Não sei assim de repente. Mas penso que há espaço para sensores, pelo menos
de luz: células fotovoltaicas podem detectar um combóio, e mandá-lo parar em
determinado sítio, ou accionar um mecanismo (ponte?). Os de toque e de
rotação não me parecem muito úteis numa primeira fase, mas também não
conheço todas as potencialidades dos "bichos" :-)

Abrindo o jogo,a minha finalidade última é que se consiga manter um conjunto
de 4/5 locomotivas numa pista, cada uma delas com um razoável grau de
independência no seu movimento. O sistema não necessitaria de intervenção
humana para funcionar, mas poderia ser "desligado" para o controlador poder
brincar; ainda, teria de ter alguma capacidade para corrigir situações
complicadas do "trânsito" (quase um sistema inteligente).