RE: Mindstorms
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Thu, 20 Jun 2002 15:23:42 GMT

Bom, no RCX entende-se uma Message como sendo um BYTE (0..255) se bem que só
se usam os valores 0 (zero) quando não há outra hipotese, visto não haver
NULL/NILL's nem nada disso.

Existe um cmd de SendMessage(byte) e um tipo GetMessage(byte) q lê 1 byte de
cada vez do buffer que vai acumulando as Messages que o RCX vai apanhando
"do ar" via IR.

Problemas: Como é sabido, a comunicação InfraRed é sujeita a interferencias,
como sejam, outros aparelhos que produzam infrared's (comandos, outros RCX's
a tentarem comunicar ao mesmo tempo, etc), algumas luzes, e está sujeita à
velha condição de "linha-de-visão".

Ora tudo isto para dizer que, é sim possivel comunicar vários RCX uns com os
outros e até com o PC *MAS* é um problema tão complexo de resolver quanto o
tipo de "rede" que se quer montar.

Quando se quer algo com um MASTER e vários SLAVES, é simples pq só o MASTER
"fala" e os SLAVES limitam-se a "ouvir" e a obedecer (se não forem atacados
de "surdês" subita ;)

Se quiseres montar uma "rede" mais complexa, aí sim, metes-te em trabalhos,
sendo esse um dos velhos problemas que há algum tempo se vai "trincando" na
lugnet.robotics.

Faz lá umas buscas, vais vêr q outros já tiveram q lidar com este problema e
há várias soluções, umas melhores, outras piores, umas faceis outras
complicadas.

Um exemplo tipico de MASTER->SLAVE (portanto, simplicimo de implementar) é o
que se pode fazer com 1 RCX e até 3 MANAS units q são "estupidas" como tudo,
portanto, limitam-se a obedecer ao RCX, não havendo problemas de maior, até
pq essas units são addressable (há até 3 canais virtuais nesse protocolo dos
MANAS)
Esse esquema já tentei eu, e funciona. Resta-me arranjar um MOC q faça uso
de 1 RCX e 2 MANAS units.

mc.

PS: Não sei se já falei aqui (acho q sim, mas tou com pressa e não tenho
tempo de procurar ;) mas um MANAS unit é uma coisita com 2 motores embebidos
e um receptor de InfraRed. Pode-se escolher em cada uma, 1 de 3
soft-channels ao qual essa unit passa estar atenta. Depois basta usar um
comando próprio, onde se pode escolher também 1 desses 3 canais (ou um
quarto q envia info para TODOS os 3 ao mesmo tempo)
Essas unit são vendidas aos pares na linha Bionicle (não me lembro do nº do
set). Escusado será dizer q esse set é o unico Bionicle q tenho, por razões
obvias ;)

Um abraço,

mc.

-----Original Message-----> Of Luis Baixinho
Sent: Thursday, June 20, 2002 1:53 PM

decidi, a primeira coisa a fazer é comprar um, só depois
tentar ver o q dá
para fazer.
3 sensores + 3 actuadores = pouco para os meus projectos.
dizes q dá para por dos rcx a comunicar entre eles. será q
assim posso usar
dois rcx para fazer um robot melhor?, + actuadores, + sensores e mais
capacidade de processamento.
ou só e para fazer comunicações simples entre dois robots,
tipo: tou aqui,
fixe eu tou aqui.