Re: Arrumar peças Lego
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Wed, 14 May 2003 14:09:50 GMT

Ainda bem que levantaste este assunto,

Quando era pequeno conhecia as minhas peças de cor. As vezes até sabia
quantas tinha e de que cores. Guardava tudo num monte e não tinha muitos
problemas.

Agora com a colecção a aumentar e a TLC a lançar uma cada vez maior
variedade de peças, a arrumação torna-se mais complicada...

Não estou contente com o meu sistema actual de arrumar as peças.

O componente principal são as caixas de gavetas (tipo de guardar
parafusos). Guardo aí peças pequenas e peças especiais como as technic.
As gavetas podem ser retiradas e dispostas a volta do ambiente de
trabalho se for conveniente. Tenho outras caixas com peças de uso mais
raro e que ficam mais longe.

Mas não tenho todas as peças classificadas assim. O grosso está num pano
com um metro de diametro daqueles que se fecham e fica um saco. As peças
grandes estão numa caixa separada, também a monte.

Tenho que arranjar mais caixas para arrumar mais peças separadamente,
por categoria. Mas cada gaveta geralmente terá mais que um tipo de peça,
senão ia ficar com excesso de caixas. Também cheguei à conclusão que o
melhor não é juntar peças que sejam muito parecidas entre si, mas peças
que se possam distinguir facilmente. Se não era dificil encontrar a peça
pretendida na gaveta. (Gostava de dar exemplos mais concretos mas não
estou familiarizado com os nomes que costumam dar às peças).

  daniel

Luis Baixinho wrote:
In lugnet.loc.pt, Pedro Silva writes:

In lugnet.loc.pt, Luis Baixinho writes:

a minha pergunta é em relação à disposição das peças. devo por plates em
baixo, as gavetas com bricks mais acima e por por exemplo as slopes à
esquerda e na direita as peças technic.
qual será a disposição ideal.

Bem, tendo em conta que te dedicas prioritariamente a Espaço, sugiro que
ponhas as peças menos usadas acima (asas grandes, etc) e aspeças para
detalhes mais abaixo. As minifigs longe da vista, bem como peças raras.

ok. tb já tinha pensado nisso

em principio teria q por as peças q uso mais, mais perto de mim. coloca-las
segundo a forma (plates com plates, bricks com bricks, etc com etc).

Exacto.

depois tz os minifigs dispostos conforme o tema com os utensilios e peças
com pattern perto. tb conforme o tema.

Mas no geral, longe. Não vale a pena tê-las perto, cada uma demora segundos
a montar, por isso estar de pé para elas não é grave.

sim. tb normalmente só são usadas no final do projecto. mas continuo a por
por temas.

Uma ideia que me ocorreu é *mudares as gavetas* ao longo do desenvolvimento
do projecto, o que é possível se tiveres os caixilhos bem distribuídos.
assim, divides o projecto na fase "bruta" e "delicada", e em cada uma tens
um tipo de gavetas mais perto. Claro, não é necessário fazê-lo para todas as
gavetas, basta para as mais usadas.

boa ideia. era mm disto q estava a precisar. bricks, plates, slopes, mais ou
menos tudo junto. depois peças para detalhes e peças mais raras a seguir. no
final minifigs e utensilios. agora só tenho q decidir se da direita para a
esquerda ou da esquerda para a direita. :)
mas a ideia é mm boa.
claro q agora o dificil é saber q parts fazem parte de q grupo de importância.

Regra geral, eu até tiro as gavetas durante a construção (mas eu construo
por toda a casa, não sou exemplo :-/)

assim abro um thread onde podemos discutir a forma como o pessoal arruma as
peças e como gostaria de arrumar se tiiv€ss€ mais €uros.

Acho que ter as coisas meias montadas é uma ideia razoável, se souberes o
que tens e onde. Pessoalmente não me dou muito mal com este método... mas
admito não ser muito eficaz.

tentei isso no principio. só para alguns casos de montagens q uso muitas
vezes. senão não vale a pena.

pq estou a ficar com o problema de não conseguir chegar a todas as gavetas
sem me levantar...

PROBLEMA???

Tomara eu ter problemas dessa natureza... :-P

Pedro

boas ideias, mas gostava de ouvir ainda mais...
q para já ainda tenho q comprar mais umas 30 caixas. só depois e q decido mm
de q maneira vou dispor tudo

lbaixinho