RE: Catalogo Setembro 2002
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Fri, 30 Aug 2002 14:53:09 GMT

2) Quanto é q têm pago de portes ?
Diz lá, no site (shipping information, em baixo).

Opps... pois... preguiça (ou ceguetice aguda)

O meu Cybermaster replacement veio mesmo da sede, na Dinamarca, eh :)
Replacement???

Pois, um dos motores embutidos foi encravando aos poucos até q chegou uma
altura q encravou totalmente, nem à mão, nem ó pé, nem o Cybermaster a
mandar o gaijo andar. Queixei-me pra lá por email e eles pediram-me os meus
dados (morada, etc) e zunga, enviaram-me uma unit. Sem antenas, nem tower
nem mais nada, claro, só mesmo a replacement unit. E não me pediram de volta
a velha ! =)

...graças a isso, agora tenho outra vez um Cybermaster funcional e... o
avariado, hackei-o =) ...ou seja, abri o gaijo, saquei-lhe os dois motores
embutidos (um deles ainda tá bom) depois cortei um fio LEGO (UMA HERESIA PRA
MIM!!!! ...mas foi por uma boa causa), liguei-o lá dentro cá pra fora, de
maneira a neste momento ter um cybermaster com três out's genéricos (tipo
RCX) prontinhos pra se ligar motores normais ou luzes ou whatever :). É
evidente q, não posso controlar os dois cybermaster ao mesmo tempo, pq
aquilo é radio e até pq só tenho uma tower (ainda pensei em alterar a freq
do velho, mas... isso só tinha vantagem se tivesse tb outra tower com essa
mesma freq radio alterada).

Agora, uso esse Cybermaster basicamente para bots autonomos q não precisam
de comunicar co PC. O novo, esse continua a ser usado para bots q precisam
de interagir co PC.

Ah, uma coisa boa q consegui, foi manter os tachometers do velho, a
funcionar. Como deixaram de estar agarrados aos motores, neste momento posso
fazer coisas como, detectar se o bot tá parado com os motores ligados (slip
detection portanto), etc... :)

Nota prós mais desatentos: Quando se agarra o sensor de rotação (ou
tachometro no caso do Cybermaster) ao motor, não se consegue saber se a roda
tá a derrapar. Apenas quando fazemos essa detecção num roda livre,
independente da roda motriz, é q temos a certeza q estamos a medir o q o bot
está a andar e não o q o motor está a rodar. enfim... é senso comum, mas
lembrei-me de deixar isto bem claro :)

mc.