Re: MonoRail
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Wed, 17 Mar 2004 23:03:55 GMT

In lugnet.loc.pt, Pedro Silva wrote:
Olá Paulo!

In lugnet.loc.pt, Paulo Castanho wrote:
Adquiri via Ebay um 6991 Monorai Transport Base Unitron, digo que de todos os
Set's que já montei este é talvez o que mais gosto me deu, pois ao contrario de
outros que me deram imenso prazer no montar (8880 Super Car, 8480 "FOS LIGHT"
Space Shuttle e 4483 Imperial AT-AT) e depois ficou por ai, este deu prazer no
brincar pelo prazer de bricar e não no montar.

Ah... vejo que já te cativámos para o nosso grupo de entusiastas ferroviários...
:-)
(e claro, parabéns pela compra!)

Bem, entusiasta ferroviário, não propriamente, apenas um curioso.
Os meus filhos ficaram como "loucos" e acho que quando duas crianças e um adulto
conseguem tirar algumas horas de prazer só a ver um conjunto de peças a andar de
um lado para o outro e a mudar a direcção das agulhas, então o objectivo de um
Set está totalmente realizado.

Nem mais.

Uma pergunta: Tencionas utilizar o Monocarril no contexto de Espaço, ou
adaptá-lo a uso em Cidade (por exemplo)? Como seguramente já te apercebeste, é
dos sets LEGO mais flexíveis quando se trata de juntar ao resto da colecção:
fica bem em qualquer lado!

Como os sets ou mocs de cidade não me atraem provavelmente utilizarei no
contexto do Espaço, ou então (e é o mais certo) ser um brinquedo sem ser
utilizado nos meus moc.
E só por curiosidade, que tal o ruído do motor? Só vi dois monocarris a
funcionar (e por breves minutos), mas fiquei com a impressão que emitiam um
ruído muito característico no seu movimento... sentiste?

O ruido caracteristico que emitem deve-se á forma de tracção (roda dentada do
motor com os dentes dos carris. Uma forma engenhosa de tracção, mas para
pequenos pesos, uma vez que as pilhas de 9V utilizadas produzem pouca corrente.

Como o tenho há pouco tempo ainda não vi a desmultificação existente na caixa do
motor, pois talvez haja uma forma de aumentar a força aplicada aos carris para
transportar pesos maiores em rampas mais prolongadas (mas divago).

Ao contrario da forma de tracção dos comboios normais (ainda não vi nenhum a
trabalhar "claro que falo de comboios lego") que é o atrito existente entre as
rodas e os carris que fazem a tracção, esta deverá ser mais silenciosa do que a
do monorail.

Paulo