Re: Quotas
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Mon, 5 Jan 2004 22:42:25 GMT

In lugnet.loc.pt, Marco Correia wrote:

Se me disserem que é uma boa forma de "descobrir" outros
AFOLs PT e assim aumentar o nº de vozes nas discussões e
trocas ajuda, e ideias para MOCs, ok é uma boa razão, mas...
isso consegue-se apenas instituindo oficialmente o PLUG ?
...bem, se calhar é :)
sim. para podermos ter alguma credibilidade junto de camaras,
museus e nos media. teremos sempre q nos oficializar.

Pois, à luz do "divulgar" então convém ter credibilidade...
É um ponto decorrente do ultimo... entrámos numa cascata ;)

Ainda acrescentaria que para termos a possibilidade de fazer seguros do material
para qualquer exposição pública (e os seguros são obrigatórios) temos de existir
como pessoa colectiva. No fundo, é um requisito legal para que possamos ser
conhecidos do público e não apenas existir fechados para nós mesmos (que não é
bem o que se pretende).

mas estas não são as únicas vantagens.
oficializados poderemos ter o apoio da lego! e nos proprios
fazermos encomendas directamente (um pouco a sonhar) à lego.

AH! Esta tb é uma boa resposta :)

E não é tão a sonhar quanto isso... acredita. ;-)

sustentar um site na net para falarmos, pormos fotos,
anunciarmos que existimos e gostamos de falar de LEGOS
com outros adultos,
er.... ou muito me engano ou eu hoje já falo com outros AFOLs
do mundo inteiro (incluindo a rapaziada PT e BR), e já posso
(poderia, se tivesse tempo) mostrar, além de ver, as fotos dos
seus MOCs sem pertencer a um *LUG, né ?
sim, mas somos tão poucos... e lembra-te, há muito pessoal AFOL
q não usa net (eles nem sabem q são AFOL).

Pior que isso, eu sei de alguns que teem net, conhecem a LUGNET,
conhecem e passam os olhos p'lo loc.pt mas não participam :/
...ora, diz-me lá como é q vamos "puxar" esses para a "luz" da
participação ?

Não puxamos. A partir do momento onde a explicação de como se participa é clara,
entendo que não deva dizer mais do que:
- isto é um fórum aberto a quem está disposto a cumprir as suas regras
(nomeadamente, falar de LEGO)
- quem precisar de ajuda/tirar dúvidas pode usar o meu e-mail que está no
cabeçalho de cada mensagem, devidamente extirpado do "spamblock". Eu ajudo.

Quanto a quem não conhece o fórum, mas tem um interesse potencial nele, é meu
dever moral divulgá-lo - e já o tenho feito.

...se nem se dignam a enviar nem q seja um "Olá, é só pa dizer q
tb ando por aqui :)" e contar para a nossa estatistica, como é
que os vais conseguir "puxar" para o PLUG, com joia, quotas,
estatutos, regras, e mais não sei o q ?

Como eu disse, isto é um clube onde ninguém entra coagido e todos têm de saber
ao que vão; assim, não tenciono tanto "puxar" membros como "dar-lhes a conhecer"
o PLUG. Se querem participar, estamos de braços abertos.

Claro, lido assim a frio posso parecer um bocado mauzinho, mas não é essa a
ideia. Agora, se vamos estar à espera de quem virá aparecer, nunca mais andamos
para a frente (basta ver o ritmo a que crescemos nos últimos dois anos, e
comparar com o que o Sérgio já conseguiu divulgar em menos de duas semanas!)

No limite, é tudo uma qustão de empenho. E eu estou empenhado nisto.

por exemplo o vitor como só ás vezes é q tem contacto com a net só
conseguiu nos contactar em outubro. dois ou três anos depois de
descobrir o lugnet!

Exacto. Ora, no que diz respeito à net, e pegando no exemplo que
deste (q haverá muitos mais, incluindo não-AFOL, miudos/teens que
sabe-se lá como, se possam lembrar de, em vez de ir ao Google
procurar "jogos" se lembrem de procurar "LEGO") diz-me como é que
um site do PLUG os vai conseguir convencer a, além de participar,
inscreverem-se ? ...lembra-te que seriam AFOLs que não acedem muito
à net... como é que queres continuar a ter um veiculo de comunicação
com eles *através da net* ? ...só por o site ser português ?

Não exactamente por o site ser português, mais por ser de um grupo que lhes está
fisicamente perto de casa. Acredita, estarmos aqui a comunicar pela net é muito
bom, mas estarmos todos reunidos em pessoa é infinitamente melhor. E já provámos
ser possível! O mesmo se passa com a mostra de criações por fotos na net ou
vê-las e mexer-lhes... sem comparação.

Pq não usar as possibilidades de configuração do
www.lugnet.com/loc ?

Não somos membros (falo por todos os presentes na última reunião). Tanto quanto
sei, tu és membro, e podes pedir no lugnet.admin a "curatorship" do nosso grupo
local - assim podes editar a barra lateral. Força.

queremos q haja outra forma de comunicarmos entre nós. fanzine por
exemplo...

Sim, isso seria algo muito bom de aparecer.
Mas seria uma versão em papel ou on-line ? (ambas seria o ideal, claro)

Inclino-me para seguir o exemplo dos holandeses: versão online até terem membros
que justifiquem uma tiragem em papel. E vendem o fanzine a não membros nas
exposições como forma de angariar fundos.

Normalmente não perguntaria isto, pois por defeito, para mim, seria tudo
on-line. Só falo na versão em papel, por termos tocado no assunto dos
AFOLs afastados da net.

Exacto.
No entanto, estando nós baseados essencialmente na net, não será descabido
partirmos da versão online.

Outra "vantagem" era a de haver algo palpavel quanto à questão:
"Que é que estou a comprar com os meus 30EURs anuais ?"

Claro :-)
Eu iria mais longe, com o crescimento do número de membros o PLUG pode vir a
organizar concursos com distribuição de prémios. Nada de muito caro, mas que
justifique a quota!

Agora, também duvido que consigamos membros voluntários suficientes
para manter alguma produção frequente na fanzine, mas fico feliz se
estiver redondamente enganado :)

Calma: primeiro temos de ter membros, depois a fanzine. Devagar se vai ao longe!
:-)

Pedro