Subject:
Contos! (was: Re: Por falar em pontes...)
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Wed, 9 Oct 2002 18:37:36 GMT

In lugnet.loc.pt, Ildefonso Junior Zanette writes:
In lugnet.loc.pt, Luis Baixinho writes:

mas ainda bem q não estamos no brasil... (pelas informações do ildefonso,
aquilo tá mm preto, para afol)

Eh verdade! Aqui nao eh lugar para afol morar! Vcs deveriam colocar as maos
para o ceu ( ou melhor, voltar as maos para a Dinamarca ;-) ) e agradecer! Vcs
estao com o s@h, tem acesso a praticamente todos os produtos da LD e os precos
nao estao tao impossiveis como aqui!

É, tens muita razão. As coisas cá não 'tão nada fáceis, mas mesmo assim
ainda dá para fazer umas coisas. Graças à União Europeia, talvez?
(Não acho que seja bem assim, porque os italianos são bem mais que nós e
ainda não têm S@H :-/ Mas hão-de ter se a TLC quiser)

Uma pergunta: Vc disse que o ISD tah custando 66 contos?

Exacto.

Isso significa 66
Euros?

:-(
Antes fosse...

O "conto" era uma unidade informal de moeda que se usava no tempo do escudo:
1 conto = 1000 escudos. Para a maioria das compras fazia sentido falar em
"contos", não esquecer que um escudo valia no fim da sua existência menos de
um 200-avo do dólar.

Ou seja, com a introdução do Euro, o "conto" deixa de fazer sentido a não
ser como referência mental para quem trabalhou muitos anos com ele (tipo
*nós*;-). Vale (valia) aproximadamente 5 Euros, mais ou menos cêntimo.

Eh isso mesmo? Ele esta custando uns U$270 nos EUA! Ou um conto eh
aproximadamente U$4 ?

1 ct = 5 EUR =~ 5 USD

Ou seja, para Portugal o ISD é bem mais caro que para os EUA (EUR 330). Normal.

ateh mais,

zanette.

PS: Tambem fiquei babando quando vi o inventory do ISD no peeron. Uau! Todas
aqueles plates e technic bricks! E como vc disse, ele deve utilizar algum
metodo nao muito ortodoxo de montagem. Afinal, para que serve aquele monte de
magnetos?

Boa pergunta. Eu arrisco que seja para uma série de "micro-naves" ou caixas
penduradas do ISD, mas não faço mesmo ideia. Aí está um mistério bastante
interessante!

A título de curiosidade, deixo aqui mais uns nomes usados para referir
dinheiro, e sua equivalência nesta data:

- "moca" = 1000 escudos/ 5 Euro
- "paus" (sempre plural) = escudos
- "dois-e-quinhentos" = 2$50, uma moeda antiga; vale pouco mais de 1 Eurocent
- "vinte e cinco tostões" idem
- "pélas" = pesetas (em Espanha, nos velhos tempos)
- "guito", "carcanhol" - dinheiro

Conversão: 1 EUR = 200,482 PTE (taxa fixa; só tem interesse histórico)

E por aí? Sei do "grana", mas mais do que isso não me ocorre...