Subject:
Formalização do PLUG
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Sat, 22 Jun 2002 21:35:41 GMT

Ok, o PLUG já existe *de facto*, mas temos de o tornar uma associação regida
por estatutos e com organização interna se pretendemos oficializá-lo. Assim
sendo, estou a lançar a discussão pública de ideias para este fim.

Alguns pensamentos meus:

#1- Manter a organização formal o mais simples possível, apenas nos mínimos
legais. Não vale a pena complicar, até porque a maior parte do tempo as
actividades terão carácter informal.
#2- Até onde eu sei, a lei obriga à existência de um capital social, ainda
que no caso de associações de jovens possa ter um valor simbólico. Como não
me parece justo cobrar quotas para financiar esse valor, vamos ter de o
juntar com donativos (eu contribuo, desde já me comprometo). No longo prazo,
se o clube crescer, pode auto-financiar-se com a publicação de catálogos
fotográficos ou impressão de T-shirts, mas isso não é para já! :-)
#3- A sede: não sei se dá, mas podemos tentar criar uma sede "virtual".
Afinal de contas, é a internet que nos serve de plataforma de comunicação...
e não faz muito sentido pô-la aqui ou ali, a nossa distribuição geográfica é
demasiado heterogénea.
#4- Os propósitos: não será demais lembrar que LEGO é um BRINQUEDO, e a
ideia deste clube é divulgá-lo; assim, nada mais lógico do que dar um
especial enfoque às crianças na carta de propósitos do clube, até porque são
elas que mais têm a ganhar com a sua criação (isto no longo termo, claro).
Sugiro uma espreitadela à página do "De Bouwsteen", que está listada no mapa
das organizações internacionais.
#5- As reuniões: tem de ficar bem claro nos estatutos que uma das principais
manifestações do PLUG serão as reuniões de membros, com vista à mostra
pública de colecções/construcções. E repito, a sua DIVULGAÇÃO. Os encontros
têm de ser preferencialmente abertos, e terá de ser imputada aos membros a
responsabilidade de acolher o público da melhor forma possível - queremos
toda a gente a sorrir! :-)

Como ponto de partida para a discussão, acho que chega. Mas estou consciente
que não está nem perto de completo, nem minimamente organizado; por isso, se
alguém tiver a possibilidade de investigar um pouco mais o assunto eu
agradeço (advogados aí a ler isto? :-).

Faço votos de ainda antes do fim do ano poder reunir toda a gente num mesmo
lugar, para brindar ao futuro do PLUG enquanto associação LEGAL e registada
no notário!...