 Local / Brasil / 400
Re: Fazendo RCX se comunicarem !?????
Newsgroups:
lugnet.loc.br, lugnet.loc.pt
Date:
Thu, 29 Apr 2004 09:09:39 GMT

In lugnet.loc.br, "Luiz Antonio" wrote:
Olá.
In lugnet.loc.br, "Luis Baixinho" wrote:
tal apontar o IR do
RCX para cima e por um espelho concavo (ou convexo q estou sempre a

Luis Baixinho,

conCAVO = lembra-te de CAVAR um buraco, logo, é uma curva para "dentro" tipo
buraco

convEXo = EXterior, EXterno, virado para fora, logo, uma curva a "sair", pa
fora :)

Bom, agora para o Luiz Antonio (Olá :),

Não sei se sabes, mas o conceito de "mensagem" à luz do firmware da LEGO
(logo, do NQC também) consiste no envio apenas dum BYTE. Portanto, a
"mensagem" que envias é apenas um numero inteiro entre 0 e 255. ...é
evidente que é uma capacidade basica que já serve para muita coisa e a
partir da qual será possivel evoluir para um protocolo inventado por ti para
multi-byte... se bem q... detecção de colisões em IR... enfim.

Ora, se não podes seguir a sugestão do Luis Baixinho (não, não é nada parva
a ideia, é habitual apontar os IR para cima, e teres um material reflector
em cima) então, tens que implementar uma "busca de interlocutor/ouvinte" ou
seja, quando um RCX quiser enviar uma mensagem, tem que entrar num esquema
de dialogo (PING) enviando sistematicamente a mensagem num raio de 360º, e
aguardando uma confirmacao. Por sua vez, o possivel alvo da mensagem, também
tem que se lembrar de vez enquando fazer a mesma dança (rodar 360º) para
escutar se algum outro lhe quer dizer algo. ...e se "ouvir", então responder
com um "ok, ouvi !", para o outro desgraçado não estar pra lá às voltas aos
"berros" a repetir a mesma mensagem.

Ora, o segredo disto tudo esta' nos timmings de espera entre cada envio de
mensagem e a escuta se alguem a confirmou, nos timeout q defines para o RCX
desistir de tentar falar com alguem que não responde e a velocidade de
rotacao do RCX, enquanto "espalha" a sua mensagem.

Bom, geralmente, o que recomendo é sempre uma busca às News da LUGNET sobre
o assunto, nomeadamente no lugnet.robotics, lugnet.robotics.rcx e
lugnet.robotics.rcx.nqc

Em alternativa, tens sempre o Google. Por exemplo, dá uma olhadela a este
link, para ver se te ajuda:
http://www.contrib.andrew.cmu.edu/~rgockley/legos/findings.html

Boa sorte no teu projecto, :)

mc.