Re: [MOC] Gondola Drop-bottom e Hopper DQUescarregável
Newsgroups:
lugnet.loc.br, lugnet.loc.pt
Date:
Thu, 22 May 2003 13:15:43 GMT

"Pedro Silva" <el_gordo@netc.pt> escreveu na mensagem
In lugnet.loc.br, Helio Ribeiro da Silva Filho writes:
(Só estou postando agora pq o Outlook Express fez o dignissimo favor de
sumir com o tópico)

Já 'tava a estranha a ausência ;-)

Começe a não estranhar muito, se não existir pedidos pra ldr's

Por enquanto é isso que eu escrevo aqui, daqui a 6 meses eu faço outro
tópico parecido :p

Nem penses em demorar tanto! ;-)
Ando já a pensar em alguns vagões MOC, e até agora tenho retirado • bastante
inspiração dos teus designs. Livra-te de perder o ímpeto criativo! :-D

Poxa valeu, mas vc tem que tirar inspiração dos vagões brasileiros, pq • tem
muita coisa que eu não me atrevo a fazer :p como os vagões de bitola • métrica
por exemplo

ALTO LÁ! :-)
Aqui não é métrica - na península ibérica a bitola é... ibérica! Bem • próxima
da brasileira, até: 1668 mm

Mas aqui é um caso meio que especial, em São Paulo, usa a bitola dos 1,6m,
mas tem regiões que usam ainda a bitola métrica, como o transporte de amonia
e uréia da Bahia até Laranjeiras, no Sergipe, como dá pra perceber, a bitola
que a TLC usa nos seus trens é 1,6 e a aproximação mais facil pra bitola
métrica é 4-wide

Acho que agora com essas ferrovias, por assim dizer, "particulares", teremos
que "aguentar" os vizinhos e colocar um terceiro trilho pra bitola de 1,6m

Mas o Brasil é algumas vezes um caso perdido :p

Mas bons recursos de material rolante não sei - pertence tudo à CP, é
monopólio mesmo. Quando muito, a RENFE (www.renfe.es) terá alguma coisa, • não
sei. Toda a minha referência visual é mesmo de passar na estação e ver os
vagões, ou observar os combóios quando vou à praia de Espinho (ao sul • daqui).

Aliás, como é que vcs consegue codificar os vagoes assim? 5 letras? (pra • por
exemplo Sekks) tem como vc poder passar uma lista da configuração e da
codificação dos vagões europeus, pq pelo amor de Deus, depois que eu vi • dois
vagoes cegonha e os dois eram quase que diferentes na codificação (nada • que
relacionasse como plataforma, que é a essensia (nossa, faz tempo que eu • não
escrevo isso, se tiver errado me corrijam) do vagão) eu quase entrei em
parafuso :D

(Essência ;-)
Não sei como a CP codifica, suponho que usem algum código ibérico próprio.
Mas ninguém se refere aos vagões pelo código como regra, costuma ser
suficiente o tipo (graneleiro, cimenteiro, gôndola, fecado, gado, etc.)
Bem vistas as coisas, a CP não segue muitos padrões europeus...

Fica mais facil :D

Aliás, quem puder, visite meu PCS, novo vagão que eu renderizei agora • pouco
:p com os conteinêres em 6-wide, mais ou menos na "escala" certa:
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=42967

Escala 8-wide disfarçada... aaaaargh! :-O

(Brincando...)

Bem, ele *é* realista. Em termos de proporções está muito bem • conseguido,
julgo eu (cá o material circulante é diferente, usamos bastantes vagões • de
80 pés para dois contentores e poucos vagões curtos, portanto tenho • pouca
referência).

80 pés é algo que eu não vou ver por algum tempo por aqui, já que na • unica
linha de trem que passa por aqui só passa cimento, cereais e pessoas (A
linha Santos-Paranapiacaba é por cremalheira), mas é bem interessante, já • vi
fotos de vagões da ALL (do Paraná) de 60 pés e gostei

Cremalheira, para *carga*? Boa! Não sabia que era rentável!
Ora, vagões de 80 pés... o sítio mais fácil será talvez no site dos
caminhos-de-ferro suíços, eles usam muitos desses. Lamento, não sei o link
de cor - mas procurando "schweiss + bahn", encontras logo (e bom material
fotográfico, pelo menos *tinham* há pouco tempo).

Bem, não é MUITO rentável, mas dá pro gasto, aliás, não entendo pq a MRS não
comprou os Alsthom Elétricos pra fazer tração de Paranapiacaba até Jundiaí
já que todo esse trecho é feito pelo Trem Espanhol e por acho, um Cobrasma
Elétrico e é claro, tem várias fabricas no entorno de Santos a Jundiaí que
usam e usavam do trem pra escoar seus produtos

Antes que me perguntem: De Santos a Jundiaí: Santos - Piaçaguera: Diesel
(não sei se é eletrificado o percurso), Piaçaguera (e Raiz da Serra) -
Paranapiacaba (que fica em Santo André): Cremalheira, Paranapiacaba -
Jundiaí: Elétrico

Mas não parece muito 8-wide, a Lego ainda não fez uma janela 1x8x6 :D

*Ainda*. Jack Stone ainda nos vai trazer surpresas dessas...

Bons motivos para preparar o container 8-wide :D daqui a pouco vamos usar a
escala do legoland pra fazer o bendito container :D

Mais um desafio: (já vi que gostas... ;-)
- um vagão de dois pisos para transporte de carros baixos (ver set • #2140,
carro amarelo sem as luzes), realista, que não exceda muito a altura do
Metroliner.
Sugestão: tira partido das rodas pequeninas, aquelas que vêm num set do
Harry Potter; assim o bogie pode ficar mais baixo. Tenho de dizer que já
andei a tentar construir um vagão assim, mas até agora sem sucesso
(faltam-me as peças e o jeito para o CAD :-/)

Esses vagoes cegonha eu já vi e são amarelos :D, mas acho meio dificil
montar um desses, precisa de muita prática e saco :D mas talvez fazer um
desses em SNOT já salvaria a pátria

Já pensei, mas não tenho prática em técnica SNOT. A minha experiência • tinha
partes *próximas* de SNOT, mas não achei que fosse satisfatória e • abandonei-a.

Se estiveres curioso, o site dos Caminhos-de-ferro Portugueses é:
http://www.cp.pt
(Tem lá imagens das locomotivas, e links para associações ligadas ao • mundo
dos combóios - onde podem arranjar-te imagens de material circulante
recente, como hoppers duplos de 3 bogies)

Por cá, ando agora com um projecto meio complicado em mãos, para fazer • um
vagão cisterna... exige peças levadas do diabo para encontrar! >:-O

Vagão cisterna tipo o Tadgs? aquele que leva de cereais a fosfatos (a lá • HE*
na codificação brasileira)

Vou te dar uma ajuda, que talvez possa ser util
http://vfco.com.br/vag/pages/HES646156Rffsa.htm

Não, cisterna tipo "metanol", mesmo. Vi umas dezenas de vagões desses na
fronteira Finlândia-Rússia, não sei para que querem os finlandeses tanto
metanol... :-P
O vagão é um simples cilindro, arredondado nos topos.

Cisterna tipo metanol? Metanol? hahahahah Pelo amor de Deus :D

Mas até entendo, talvez seja dificil pra eles tirar o alcool da madeira
(será esse o processo pra fazer metanol?)

Essa página é uma fonte para todos os vagôes que eu faço, junto com a
www.railbuss.com (que aliás, dessa página sou colaborador com fotos de
onibus, como por exemplo Onibus/diversos/urbanos/Cobrasma Trolebus :p)

Ah, meu amigo... vou-te recomendar um profundo conhecedor de combóios
europeus, o Sr. Jensen. Depois mando-te o contacto dele por e-mail.

Valeu pelo e-mail, agora só preciso aprontar o inglês :D