Re: Comboios - Duvidas
Newsgroups:
lugnet.loc.pt, lugnet.loc.br
Date:
Wed, 21 May 2003 15:22:51 GMT

In lugnet.loc.pt, Luis Baixinho writes:
eu e o daniel estamos a pensar em começar numa aventura assim para o caro.
comboios.

:-D
Mwahahahahaha!

mas temos algumas duvidas.

1- o RCX controla comboios? dá energia aos motores dos comboios? como?

Boa pergunta.
Ora bem, eu sei que o RCX *pode* ser usado em conjugação com combóio, mas
tenho sérias dúvidas que seja usado como fonte de alimentação. Não conheço a
fundo a sua forma de funcionamento: pode funcionar com um fornecimento de
corrente externo (via motor do combóio, para ser concreto)?
Utilizações do RCX já feitas anteriormente por várias pessoas: Controlo de
agulhas, controlo de passagens de nível, controlo "on/off" e
"forward/reverse" das locomotivas (pouco prático), controlo de pontes,
controlo de turntables (uso de sensores é crucial nesta aplicação), controlo
de luzes de sinalização (caríssimo se feito na linha toda, mas interessante
como teste)

2- para vários comboios em vários circuitos ligados entre si, podemos ligar
vários controladores? como se ligam para não dar faisca?

"Isolas" tramos da pista.
Isso segue um procedimento simples: encara a pista como um diagrama
eléctrico; isola os vários "braços" com características próprias no esquema,
e depois procedes ao isolamento "físico" com papelinhos nas junções dos
carris a isolar. Exige paciência, e muitos contactos (os que vêm com o
controlador, um por cada troço)
Uma gestão equilibrada pode reduzir o número de controladores necessários,
mas não substitui interruptores em vários locais estratégicos.

Em todo o caso não stresses com os curtos circuitos, ele "avisa" antes de
pifar: a luz verde brilha com uma intensidade diferente do habitual quando
alguma coisa está errada.

3- quais os sets essenciais? actuais é claro?

Não vou muito com o aspecto do 4561/5, mas tirando isso... o metroliner é
fantástico a meu ver. O Santa Fe é muito bom, se bem que pesado. As
locomotivas a vapor são passíveis de modificações fáceis, com resultados
excelentes.
Claro, o ideal é fazer uma locomotiva MOC, mas é complicado.
Quanto a vagões... a gosto do freguês. Nota importante: os cabooses
raramente foram usados na Europa, e o vagão da OCTAN é muito largo para a
altura que tem - quanto mais longilíneo for um vagão, mais realista é.

4- vale a pena ter muitos controladores, curvas, desvios, motores, etc???

Controladores: quantos mais, melhor - claro que à partida também não é
preciso mais do que um por locomotiva, e no limite máximo um por troço de
linha. Se bem que um chega para 15 metros de pista e 2 locomotivas sem
problema, mais não testei ainda.
Curvas: não. Em cada set vêm 16, dois sets já são 32, e por aí adiante!
Rectas: muitas. Imensas. Até não caber mais. Isto porque cada agulha que se
coloca para um ramal paralelo exige logo o dobro das rectas nesse percurso!
Agulhas: a gosto. No meu projecto já variou entre 12 e 48... mas acho que
mais de 20 num layout doméstico é demasiado.

5- que programas existem para projectar circuitos e layouts? onde os encontrar?

Track Designer 2.0 (chega perfeitamente para ambas as coisas). Ocupa pouco
espaço!
Encontra-se na página do NELUG, que tem um link em lugnet.trains.

Comentário: ao fazer layouts, as curvas não "dobram" no computador, apesar
de terem alguma flexibilidade em ABS - algumas aproximações do programa
podem portanto ser aceites, outras não (claro, isso vai lá com prática - por
isso é que eu saquei muitos layouts da net, para ver o que o resto do
pessoal tem experimentado)

Se me permitem a sugestão de "ordenamento das compras", ela aqui vai:
- Metroliner, a abrir (versão deluxe!), mais controlador e algumas pistas
extra (oval é *chata*).
- SFSC
- Motor, luzes para o SFSC
- Vagões: de carga ou de passageiros, a gosto. Usar com o SFSC.

Se gostarem dos combóios novos, avancem para eles. Desde já chamo a atenção
para algumas coisas:
- O combóio de carga tem uma boa locomotiva, mas os vagões usam o novo tipo
de contentores 6-w (largos) - torna-se uma dor de cabeça a nível estético,
na minha opinião.
- O combóio de passageiros é "meio combóio"; para parecer minimamente um TGV
simétrico, é preciso ter dois e modificá-los...

A nível de edifícios, sugiro MOCs - saem mais baratos e em regra mais
adequados à função. A haver excepção vai para a grua, mas mesmo essa vale a
pena pensar bem antes de comprar...

Mais dúvidas? Estou à disposição, bem como as minhas modestíssimas pistas,
para ensaios de toda a ordem relativos à capacidade dos combóios LEGO :-)

Pedro