Re: RCX 2.0 - já tenho!!!
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Wed, 16 Oct 2002 14:25:55 GMT

In lugnet.loc.pt, Luis Baixinho writes:
já o tenho desde segunda, por isso tenha andado tão calado.

:-)
Os meus parabéns - está aí uma compra com potencial!

tive q comprar pilhas pq no continente de viana não havia baterias nem
carregadores, o pior é q tão cedo não vou ao porto. paciencia.

a minha esposa é q teve o prazer de abrir a caixa, pouco tempo depois
cheguei e dei uma geral no rcx, motores e sensores, q eram as peças q não
conhecia.
instalei o cd e fiz o roverbot.
segui as instruções para os primeiros programas e aprendi a usar a linguagem
de programação deles.
saltei tudo e fui para o ultimo robot. o braço mecanico. muito fixe.

agora o q achei:
-rcx é mais pequeno do q imaginava, mas assim mm ocupa bst espaço.
-a força dos motores era o q esperava, ainda não estou é habituado a usar os
gears.
-o programa de programação é bestial. eu sei q não é poderoso, mas para o
pessoal mais novo deve ser o melhor q há. nem sei pq não o usam para ensinar
programação. muito simples mm.
-ao fim de algum tempo nota-se a falta de mais sensores e motores para os
projectos. e sei q tb vou notar a falta de ram.
-mas mm assim é suficiente para alguns projectos simples, claro q o melhor é
ter dois rcx.

Só para eu ter a certeza: programas o RCX a partir do PC, e depois ele fica
autónomo - certo?
Qual é a capacidade do RCX? Pode aceitar programas longos, ainda que simples?

como estou a iniciar na coisa. fiz para já um robot(carro) muito simples,
cada motor controla uma roda, na frente tenho uma pivot simples. dois
bumpers controlam os choques. a construção deu algum trabalho visto q não
estou habituado a technics, principalmente nos bumpers. mas correu tudo bem.
a programação foi facil so tive q ter algum cuidado com as velocidades (se
utiliza-se a maxima força, quando chocava tinha q ir buscar os pedaços dos
bumpers a uns dois metros de distancia ehehhe)

também tentei fazer um robot q andava. népias. muito pesado. tz tente mais
tarde um dos sugeridos no livro

Eh pá, não sei se a sugestão ajuda, mas havia um robot que anda no livro de
sugestões 8890. Era actuado por Pneumatic, mas dá para adaptar a motor - é
uma ideia!

agora estou a fazer um robot para seguir uma linha preta (a do testpad). um
motor com um eixo diferencial para as rodas de trás, outro para a roda pivot
da frente. um sensor de contacto q é activado quando a pivot está "em
frente". neste caso estou com o problema q quando a peça q bate de lado no
sensor este não dá o sinal de pressionado e a peça encrava numa posição um
bocado esquisita no sensor. esta noite trato do assunto. a parte do sensor
da luz tb está por tratar. depois é so programar.

Tá aí uma coisa que eu estou muito curioso de saber, como é que se pode
tirar partido do sensor de luz. Isto por causa dos combóios - um combóio que
actuasse um sensor podia imediatamente cortar/fornecer energia a uma parte
do circuito, tornando toda a operação mais simples.
Depois de teres estudado bem esse capítulo, eu peço-te (e ao Marco) uma
"aula" para conhecer esse sensor. É capaz de ser um dos que tem mais
potencial, pelo menos para mim. esmo a nível de exposições, pode ter
interesse para fomentar a "interactividade inconsciente" (do género alguém
que se mexa na sala provoca um movimento do Robot sem saber bem como).

258 euros (com os portes), mas vale mm a pena. mm só com um rcx tenho tralha
para um monte de projectos. tz compre o ultimate builders depois do ISD
(sim, está decidido, se tudo correr bem, no natal compro um. aquele
inventário convence qq um), mas tb gostava de arranjar tb o creatures (por
causa do FOS).

Quando escreves "no Natal", isso pressupõe que já não vás encomendar nada
este mês ou Novembro (pergunto por causa da "pool")? É que assim eu
aproveito o facto de ter de encomendar agora (início de Novembro) umas
coisas para testar o MBnet - vou adiante?

Ah, e já agora, boa sorte para o ISD - com um bocado de sorte compro um
daqui a um ano e meio!  :-)

Pedro