Subject:
PLUGfest 2002-b: um sucesso!!!
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Sun, 15 Sep 2002 22:47:10 GMT

Olá, gente!

Pois é, mais um PLUGfest, a provar que a comunidade AFOL nacional até se
organiza para umas coisas giras!
A coisa correu MUITO bem. Nada como chegar a casa do Luís às 11:30 (com um
par de namorados - Zé Pedro e Ana - e muitos LEGOs a reboque, eheh! :-),
ficar espantado com o tamanho do MOSAIC na parede (já lá vamos), descarregar
uma carrada de caixotes e sacos, entupir (literalmente) o escritório dos
Baixinho com "tralha" e... ir comer!!!
;-)
Ou vocês pensavam que eu só participo pelos LEGOs? Nada como almoçar em
vilas pequenas, é *cada prato*! :-P

Depois de saciadas as necessidades mais básicas, lá nos entragámos à tarefa
de mostrar as nossas criações:

O Luís está a reformar o seu moínho (já divulgado no brickshelf), que ganhou
agora um ar mais "robusto" do que a versão anterior. O nível de detalhe é
extraordinário, com particular realce para a cuba de amassar o pão e o
sistema para mover a mó (funciona!)
Para além disto, erguia-se uma misteriosa estrutura em cima da sua mesa:
nada menos que uma fuselagem para um bombardeiro espacial! Notável o sistema
utilizado para as "patas" (único do seu género), e a combinação de um
docking ring telescópico com uma escada recolhível. Fiquei espantado (adoro
"gadgets" destes...)
E o mosaico... bom, é um mosaico A SÉRIO! É enorme (4 sets combinados), e
visto a uma certa distância parece mesmo uma foto P/B ampliada da Tânia e do
Luís. A sério, pensava que fosse parecer mais "quadrado", mas não: impecável!

Os meus MOCs resumiram-se à Ponte (sim, a grande; imagens não devem tardar)
e a um conjunto de sets modificados ou a aguardar modificação. Verdade seja
dita, não construo muitas coisas "do nada", gosto muito é de pegar em sets e
"melhorá-los" sempre que possível.
Mas claro, a ponte impunha-se pelo seu tamanho descomunal (96 x 32 na base),
e logo iniciámos a montagem de uma linha de combóio *elevada* para testar a
obra... sim, porque a ponte AINDA não tinha sido testada!
E funcionou, bastante bem. O mecanismo elevatório (que funciona COM pilhas,
mas não A pilhas...;-) desempenhou o seu trabalho na perfeição, penso que
consegui impressionar favoravelmente os intervenientes (eheh!)
Tempo ainda para proceder a uma motorização de emergência do SFSC - demorou
uns dois minutos, e funcionou bem - e à demonstração de algumas capacidades
do combóio.
Ainda a referir os desvios, que eu adaptei para funcionarem com motor ou
cilindro pnumático. Ainda são protótipos, por isso não vale a pena dar-lhes
destaque nesta edição.

O Zé desta vez contribuíu com peças (muitas), e com material para o combóio.
Claro que como foi o seu primeiro PLUGfest não sabia bem ao que vinha... :-P

Agora outras coisas:

Sistema de arrumação: o sistema de arrumação Baixinho, lda. é bastante
funcional. Apesar de eu usar um sistema semelhante de gavetas, não estou a
tirar delas todo o seu potencial, tal como me foi demonstrado. É um
case-study, como se rentabiliza bem o espaço de arrumação por um custo
tolerável e com uma funcionalidade invejável. Sugiro uma viagem a VPA só
para ver...

Logotipo: para pôr cobro à demora na apresentação de um logotipo, fizemos
uma experiência que nos pareceu satisfatória (ainda que a admitamos
provisória). Consiste tão simplesmente numa bandeira nacional em LEGO...
difícil é fazer a esfera (doh!), para ela podem dar as sugestões no PRÓXIMO
PLUGfest... ;-)

Gatos: sem comentários... :-)

Trocas: Trocámos uma pá de catálogos, e algumas instruções originais. Muito
proveitoso, e ainda sobram algumas para quem quiser...

Negócios: Vendi uma casa VELUX MISB, e comprei um 6049 MISB. Podem imaginar
que fiquei todo contente com a minha compra!
Ainda para venda, tenho (agora cheguei a casa e percebi isso) um 6155, 6175
e 6852 usados mas em boas condições - mesmo!
O Luís dispõe ainda de um vasto conjunto de sets de castle antigos MISB,
desculpem que não sei a lista de cor... :-(

Breves debates ainda sobre formas mais económicas de comprar; o Bulk e a
Europa; "Pools" de encomendas; o PAYPAL e o VISA,...

Uma demonstração prática de utilização do BLdb - uma ferramenta
interessantíssima, ainda que dependa em grande medida de inventários que nem
sempre estão disponíveis. Agora será que o meu PC aguenta???

E será que... vamos ter mais um Train-head??? Esperam-se desenvolvimentos!

Mesmo no fim, uma cerimónia simpática de aribuição de um prémio ao melhor
MOC do dia. Modéstia à parte, a ponte estava mesmo muito gira! :-)
Prémio criatividade para o Luís, claro que não está ao alcance de todos
fazer um programa como o BLdb!!!

E já se fazia tarde, tinha de regressar... estive a uma unha negra de ser
apanhado pela GNR a *** km/h no IC1, mas não tinha lanchado e o jantar tinha
de ser em casa. Por isso...
Ah, como é bom ter 20 anos e ser (ainda) irresponsável!

Para 2003, o PLUGfest TEM DE SER no sul (agora amanhem-se! ;-)

Pedro
(que nem está triste por ter de começar outra vez as aulas, pela primeira
vez em alguns anos :-)