Manutenção: a guerra contra o pó
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Fri, 31 May 2002 10:44:37 GMT

Olá,

Um problema que eu estou a enfrentar neste momento e que diz respeito à
minha colecção: como tratar da sua correcta manutenção?
Então é assim: não sei porquê, mas parece haver uma relação quase magnética
entre LEGO e pó. Claro que enquanto era criancinha e tinha os LEGOs todos
espalhados no chão do quarto, eles apanhavam *carradas* de pó, que se foram
acumulando até ao ponto de as baseplates verdes parecerem cinzentas ou
castanhas. Metia nojo, e eu tratei de *lavar* as peças: desmontei cada set,
meti quase tudo em água (os autocolantes e partes metálicas foram as
excepções), escovei com uma escova de dentes de bebé, sequei *peça a peça*,
montei e ensaquei tudo.
Foi um processo demasiado cansativo (lavei para aí uns 40 sets, há já uns 7
anos, e têm estado em sacos desde então), e muito pouco eficiente. Além de
não o poder repetir com facilidade sempre que seja necessário, porque a
minha colecção é agora substancialmente maior e isso se tornaria
impraticável... assim, lembrei-me de pedir que partilhassem comigo as vossas
experiências neste campo - quem sabe não encontraram a solução milagrosa???

Para além do problema da sujidade, há a questão da arrumação. Já tive
ocasião de discutir com o Luís sobre o assunto, e pareceu-me que enveredámos
pelo método mais tradicional (cores/tipos de peças, especializando cada vez
mais à medid que o número de peças aumenta). Mas quero saber se há outros
métodos diferentes, quiça menos intuitivos mas mais funcionais em termos
práticos.

Feedback precisa-se!
:-)

Pedro