Re: Opinar, Clarificar e Actuar
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Thu, 8 Jul 2004 08:32:51 GMT

In lugnet.loc.pt, Tania Baixinho wrote:
Caros Plugianos:

quero através deste post dar a minha opinião e clarificar alguns pontos em
relação ao 1º evento do Plug a realizar em Caminha.

Opinião

1º - Confesso que fiquei desiludida com a recepção da proposta do evento no seio
da nossa pequena comunidade no post por mim feito em 21.06.04. De reparar que ao
dito post foram recebidas 3 opiniões/respostas (Pedro Silva, Luís Baixinho e
Paulo Castanho, estando o Jorge Reis envolvido desde o inicio neste processo uma
vez que é de Caminha, embora vivendo em Braga).
Sendo uma proposta e naquela altura não passava disso, aguardei a iniciativa do
resto dos membros. Esperava mais, mesmo as opiniões "construtivas negativas".
Não chegaram via Lugnet.
Muito bem, discute-se via messenger mas mesmo suponho que em termos de
organização não é suficiente. É interessante pela rapidez e disponibilidade do
pessoal para resolver questões "menores" mas não a exposição de opiniões sobre o
evento porque os temas de conversa vão mudando e não fica um registo uniforme e
coerente das ideias para depois serem debatidas e respondidas.

Não fiques desiludida. Todos temos consciência do excelente trabalho que fizeste
pelo PLUG. Eu não tenho respondido a alguns e-mails por falta de tempo. Imagina
o que é teres milhares de páginas de testes e trabalhos de alunos para ler,
teres de desempenhar funções extras de instrutor de processos disciplinares de
alunos, com a redacção de depoimentos, relatórios e uma série de outras coisas
chatas e ainda estar a preparar planos curriculares de cursos superiores que vão
abrir numa nova Universidade na qual estou envolvido, chamada COOPAM... Estar a
responder-te, é mesmo só porque sinto algum desânimo da tua parte e gostaria que
o metesses num frasquinho e atirasses ao mar, para que ele fosse parar a outro
continente. O teu trabalho foi excepcional, fantástico, fabuloso e tudo o que de
mais se possa dizer de bom... Em todas as discussões que teremos a seguir, isso
estará sempre claro!

Clarificar

2º - A ideia de formar a associação surgiu da necessidade "legal e
institucional" para credibilizar um grupo de pessoas com o mesmo interesse para
abrir outras 'portas' que estariam fechadas.
Não será nunca possível a realização de um brickfest aberto ao público e com
condições sem uma formalização por trás. (não vou explicar aquilo que todos
sabemos sobre as motivações da cada um, vou directa ao ponto de que pelo
que percebi nos plugfest que participei, nas conversas que tive com membros, os
brickfest são um dos nossos muitos objectivos). Para além da formalização, o
Plug precisa de se mostrar, de se apresentar. Ora, compreendo que um Evento na
cidade de Caminha parece meio mixa se compararmos com um Evento no Museu do
Brinquedo mas também sou realista o suficiente para ver que um Evento no M.B. de
Sintra ia sugar toda e qualquer capacidade organizativa de todos os membros (não
só dos residentes na área), como também em termos de capacidade de exposição das
nossas colecções que ainda não são grande coisa, comparadas com outras
associações similares. Por isso e tal como escrevo no 1º post sobre o assunto
esta será "uma forma menos "violenta" e stressante de adquirir essa mesma
experiência, de forma a prepararmo-nos melhor para a responsabilidade de um
grande evento."
Para além da experiência quero que se lembrem que são muito poucos os apoios que
podemos conseguir numa fase inicial da associação, não vale a pena sonhar
acordado sobre este assunto. Estive ao telefone cerca de 30 minutos a conversar
com a D. Toni Lanuza (responsavel de marketing para Espanha e Portugal) e de
nada serviu uma vez que o marketing agora aposta numa só instituição por país.
Nem bandeiras, nem faixas, nem posters, nem nada, isto também porque não temos
provas dadas, não realizamos nada aberto ao público até agora, ficou a promessa
de lhe enviar as fotos do evento para um futuro apoio.
Por fim, não posso deixar passar a oportunidade de referir que as actividades de
uma associação não são todas sempre "agradáveis", por isso não acho correcto
quando um membro que  não sente grande interesse numa determinada acção diga que
pouco participará. Acho que o associativismo não se rege por aí :) mas também é
só a minha opinião...

Quanto a este ponto quente... Acho que deveria ser detalhadamente discutido no
Plugfest de 24 de Julho ou, antes disso, serem escritas opiniões por quem não
vai a esse evento antecedente da Expo de Caminha.

Actuar

3º - O facto de estarmos espalhados pelo país não significa que, se o evento é
no norte os membros do centro e sul não participem e vice-versa (falo de eventos
e não de plugfest). Existem muitas questões a serem resolvidas e postas em
práctica até a abertura das portas. Como por exemplo, o Luís pediu via post na
Lugnet a vossa colaboração para a definição de grupos de trabalho para os temas
dos layouts, até agora só está definido que o Vitor fica responsável pelo grupo
de trabalho do layout Star Wars, eu e o Luís com o layout de piratas e aldeia
medieval, o Jorge fica responsável pelo layout technic (que ficará exposto nas
prateleiras) e o layout com as raridades do Henrique Regalo que ficará
certamente num expositor. Falta definir sobre um tema(s) importante(s) como é
cidade!!!
Cada responsável de layout poderá pedir toda a ajuda que achar necessária e
possivel a outros membros, por exemplo nós vamos ceder o material Star wars que
o vitor precisar, como o que acharem necessário para todos os outros temas.
As medidas das mesas são 60cm por 120cm temos disponiveis cerca de 12 e ainda
mais umas quantas ligeiramente mais baixas (50cm). Como dá para ver nas fotos as
prateleiras também vão ser uma ajuda para podermos dispôr mocs ou sets que não
se enquadrem em temas, como por exemplo os aviões do Jorge, casa minhota, etc,
se tiverem algo do estilo juntem ao vosso material.
O ideial seria no Plugfest de 24 e 25 trazer e juntar mocs ou sets no caso dos
layouts constituidos por várias pessoas para se poder ter uma ideia mais
correcta de como poderão ficar ou então trazer uma lista de construções e
suas medidas para se "montar" o layout e fazer-se uma listagem do material a
expor e por fim o layout total da exposição para minimizar a "confusão" no dia
da montagem que é 12 de Agosto, quinta-feira.
Peço então aos membros para agilizarem este assunto de acordo com as suas
preferências (temas), para poderemos resolver esta questão.

No encontro de 24 de julho isto tb se resolve. Entretanto lembro que a segurança
(total impossibilidade dos visitantes tocarem nas peças das nossas colecções)
não me parece ainda clarificada, bem como quem faz favor a quem. Mesmo no Museu
do Brinquedo em Sintra, onde eu conheço o vereador da cultura local e onde, após
termos uma associação legal e com portefólio das peças a expor, é possível e não
utópico fazermos uma exposição, não me parece que eles estivessem a fazer um
favor ao PLUG. As nossas colecções têm coisas únicas e (quase) impossíveis de
substituir, valem milheres de contos e são um espanto para crianças e adultos.
Lembra-te que, quando eu enviei a proposta de estatutos do PLUG, deu muito
trabalho a pensar e escrever, poderia ser rejeitada (e foi em alguns pontos) e
obteve poucas respostas. Não estou nada chateado com isso pois, percebo q alguns
não puderam responder por motivos diversos e que as alterações a fazer são para
melhorar os estatutos.
Em suma, temos muito que ponderar e conversar com o característo espírito aberto
de adultos que gostam de brincar com LEGO (e compatíveis)

Leg godt

Tânia Baixinho

Sérgio