Subject:
PLUGfest2004g - o relato!
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Fri, 10 Dec 2004 21:42:18 GMT

Ora então eis-me regressado às minhas crónicas dos encontros associativos, a
pedido de diversas famílias... digamos que a agenda não tem ajudado nas últimas
ocasiões, e descurei a escrita. Mas isso corrige-se, e já!

Este último PLUGfest teve lugar em Braga, já num quadro de legalidade,
estabelecida nos últimos meses entre Caminha e Évora. Fazendo apenas um
apanhado, já há estatutos aprovados, órgãos sociais, e se não estamos já
publicados no Diário da República, também não deve tardar muito. Foi portanto
este encontro o primeiro a ser organizado segundo o novo modelo: proposta,
sanção pela direcção, execução. Constaria da ordem de trabalhos a assembleia
geral (necessária nos termos da lei, embora isso não seja a minha área) e o já
habitual dia de brincadeira - aliás bastava ver a comunicação do evento...

Da minha parte, o dia começou tarde (como aliás é apanágio dos sábados, que como
todos sabem sucedem às sextas, nas quais se sucedem os brindes e afins), mas
isso até nem seria muito grave, afinal tereia de dar boleia ao webmaster -
regressado depois de uma ausência de dois anos! Saídos do Porto às 12:00, ou
perto disso, ainda faltava atestar o meu querido Nissan, mas a bomba mais
próxima era na estrada errada, e isso causou algum atraso... mas lá se chegou à
hora de almoço.
Curiosamente, chegou-se ao restaurante *errado*. Não que eu me tivesse enganado
na Pizza Hut, tinha-me sido dito que era "em frente à LEGOwear" e eu até sabia
chegar lá; mas *alguém* resolveu ir comer ao McDonald's, para mal dos meus
pecados que já lá como uma vez por semana... enfim, comi depois dos outros mas
comi bastante, e vai de entrar na festa que já cheguei tarde.
Já lá estavam os anfitriões, Jorge e Paula Reis, Catarina e Inês, Sérgio, Nuno,
Paulo e Alberto. Ora, primeiras novidades: o novo associado David e sua namorada
Susana, provenientes do Marco de Canaveses, que em poucos minutos concluí
conhecerem um antigo colega meu lá da terra! O mundo é pequeno :-)
Claro, uma das consequências de não se chegar cedo é que se perde a primeira
ronda das lojas; assim, durante o passeio que se seguiu ao almoço perdi metade
das referências que se foram fazendo aos sets encontrados durante a manhã, o que
me deixou profundamente irado, excluído, ostracizado, enfim - negativo. Aliás
podia ver-se toda a minha raiva estampada no meu sorriso, "lá vim eu da minha
casa com aquecimento para o meio da rua em Braga e estou rodeado de AFOLs que
nem me levaram a ver as lojas"...

Mas não há mal que sempre dure, e numa cidade com um centro tão compacto como é
Braga, lá fomos dar à LEGOwear, e vai do Jorge mostrar que é o rei do distrito:
"deixe-me ver aquele set ali, faz favor, não, o da esquerda, aquele ali em cima,
e desconto, há, não chega, quero mais, somos da PLUG, e a chefe, não vem?"
Diga-se que a loja quase foi tomada de assalto por uma horda de AFOLs sedentos
de peças novas e fresquinhas para satisfazer os seus impulsos construtivos. Eu
vi um campo de hóquei, e não resisti, "anda cá!", e vai de experimentar o cartão
novo. Pagamento efectuado, toda a gente vai para a foto à porta, com os sets
novos... e toca de abalar.
Abalar, abalámos... mas não indo em caravana, não foi fácil atingir o
mega-apartamento da família Reis. Ainda andei às voltas lá nas auto-estradas de
Braga, plenas de indicações relevantes como "Estádio", "Estádio" e ainda
"Estádio". Mas quem procura sempre alcança, e acabámos por chegar ao mesmo tempo
da pandilha. E ainda mais gente chegou, como o Bernardo Relvas (meu conterrâneo)
e o Prof. Freitas com a Sra. Freitas, os meus vizinhos do primeiro esquerdo -
com um interesse bem determinado em LEGO, que mais adiante abordaremos.

Uma vez lá em cima, e importa dizer que se transportou uma ponte inteira pelas
escadas durante 6 pisos, não escapou logo à atenção dos visitantes a decoração
natalícia: uma cena invernal em LEGO, e decorações em LEGO na árvore de Natal e
nos lambris das portas... passada a fase dos "aaahhh" e "ooohhh", foi um tal
montar coisas. A mesa da sala ficou atolada em LEGO, peças para cá e para lá,
uma loucura (eu diria "o normal", mas só nós é que sabemos disso). A primeira
coisa a reter foi o imediato fascínio em redor da ponte móvel do Bernardo, com
um mecanismo bastante original, baseado em carris verticais e um carretel
operado manualmente no topo. A estrutura tem um aspecto futurista e pouco usual
em pontes (que eu saiba, em Portugal não existe nenhuma assim). Destaco ainda o
uso de roadplates "suspensas", algo que eu sabia ser possível mas em que não
confiava plenamente - agora mudei de opinião. O Sérgio também entrou com o seu
novo modelo de combóio, em camuflagem militar - bastante interessante enquanto
ideia, e mais uma preocupação para o Urbis...

Interrompe-se aqui o relato para referir que recebi um telefonema da LEGOwear, a
pedir para passar lá, porque terei comprado o campo de hóquei por apenas
quarenta CÊNTIMOS - recorde absoluto de descontos, uns 99%, que eu nem tinha
notado... evidentemente apressei-me a passar lá (obrigado à Paula pela boleia),
e ainda recebi um bónus de honestidade - as minifigs da Ferrari!

De volta ao nosso antro conspirativo, cheguei bem a tempo das trocas e
baldrocas; peças e sets para cá e para lá, "dá-cá-esta-que-eu-dou-te-aquela",
etc. Recebi alguns dos sets comprados no Ebay pelo Paulo, que ainda não paguei,
gaita, lembrei-me agora, tenho de ir ao Multibanco e é depressa :-/
Claro, não posso deixar de referir o lanche. Mas como não se fala com a boca
cheia, e eu estava a empanturrar-me, contentai-vos com a minha descrição sem
palavras: hmmmmm...
O prof. Freitas foi perguntando coisas, algo atónito com a nossa maluqueira, e
recordando os seus tempos de KABOB. A nossa disponibilidade para apoiar o
projecto de automação que ele está a desenvolver na FEUP ficou assegurada, e
tivemos a inesperada contrapartida de poder vir a recorrer às instalações da
faculdade para um PLUGfest - nada mau! Aproveito este texto e relembro aos
interessados em automação, este projecto da FEUP está a avançar e é bastante
interessante, participem!

Ahhhh, mas eis que passámos a novidades: o Paulo já tem prontas as
digitalizações dos autocolantes que eu lhe passei no PLUGfest anterior, o que
representa um esforço de documentação muito importante para a PLUG: poderemos
ter acesso a autocolantes de qualidade para os nossos MOCs. Resultantes da
colaboração Jorge/Paulo, os troféus de participação: placa acrílica com
autocolantes, decorados com um brick 4x2, muito bom! E a cereja em cima do bolo:
POLOS com logotipo bordado, cortesia de Jorge Reis e seus infindáveis
conhecimentos :-)

Hora da janta, mas antes ainda se passou no Carrefour/TrU. Algumas coisitas
interessantes, nomeadamente SW droids para o Vítor, chegado entretanto. Claro,
na fila para o jantar eu recebi uns piropos simpáticos, fomentadores da mais
descabida inveja entre os meus mais directos acompanhantes, que não se coíbiram
de lançar piadas - destaque nesta tarefa para o Nuno e as suas referências a
"pequenos-almoços". Enfim, um PLUGfest sem "as aventuras e desventuras amorosas
d'el_gordo" é um "não-PLUGfest". Ou não se lembram das "Loiras, altas,
escandinavas e... espadaúdas"???

E regressámos ao lar, esgotados após uma longa jornada; aos poucos os
resistentes iam recolhendo a seus leitos, eu fiquei para o fim (Que foi, hã? eu
sou DURO!). Aparentemente a meio da noite o Nuno terá mudado de poiso para a
sala, mas ninguém deu por nada. Claro que mais um PLUGgie fica com o epíteto de
"locomotiva" (agora será o Paulo), mas como não sou eu a queixar-me, não sou eu
que recolho o contraditório. Para isso ponham um ministro a queixar-se!
De manhã, ocorreu a revolução dos banhos: consegui causar uma inundação contra
vontade, estou habituado a cortinas na banheira e não a modernices de vidro...
entretanto, chegaram os Baixinhos, já com a Leila, e seguimos para a Junta de
Freguesia. Era para estarmos prontos às 10, em plena reunião... mas o presidente
da mesa da assembleia fez o favor de se atrasar (não foi ao túnel! Temos de
corrigir isto!), dando lugar a que eu tivesse de abrir a assembleia. Mas,
surpresa anunciada na véspera, o nosso amigo Daniel Carvalho iria estar
presente! Acabadinho de regressar de Moçambique, enregelado até aos ossos, isto
é que foi timing. Os assuntos em discussão já eram conhecidos, procedeu-se à
elaboração de um plano de actividades prévio para 2005 (sujeito a confirmações),
deixou-se a aprovação das contas para mais tarde (era uma formalidade, já toda a
gente estava a par das despesas).

Almoço no Bragashopping, um dos milhentos shoppings que povoam as nossas cidades
e asfixiam as lojinhas de brinquedos tradicionais onde se faziam as
negociatas... desta vez sem piropo, mas com pizza, fomos ao passeio domingueiro
para mostrar atractivos da terra aos mouros do grupo. Qual quê! Ainda se
conseguiu ir ao Bom Jesus ver "a rampa aonde se sobe em ponto morto", mas o
estádio de Braga (arq. Souto Moura) já não era alcançável, sendo dia de jogo. Um
aparte: não percebo como é que obrigam a que se façam estacionamentos nos
estádios, e depois não se podem usar em dia de jogo por "questões de segurança".
Alguém tente ir às Antas em dia de jogo e me explique?
Passou-se então a um Modelo local, aonde no meio duma cesta com "oportunidades"
viemos a encontrar uma carrada de caixas a 50 cêntimos! Desde sinais de trânsito
àqueles sets pequeninos com uma minifig, foi uma loucura, escandalizámos meia
cidade ao quase mergulhar no meio da cesta para pescar mais caixas de LEGO. Ah,
isto de ser AFOL tem muito que se lhe diga... ;-)

Finalmente, o regresso à base para as últimas questões (contabilidade), entrega
de diplomas de participação devidamente assinados por sua majestade, e dos
troféus anteriormente referidos, e o início das despedidas; vivendo mais perto,
deixei-me ficar para o fim, ainda ia com mais dois conterrâneos para o Porto mas
sem pressas (só tinha de chegar a horas para jantar).

Soube-me bem, mas soube-me a pouco - quando é o próximo encontro?

Pedro

PS - acrescentem coisas da vossa autoria. Lá porque eu descrevi *o que vi* não
quer dizer que tenha visto tudo...