Re: FAQs
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Wed, 12 May 2004 00:18:02 GMT

In lugnet.loc.pt, Luis Baixinho wrote:
Como já tinha ameaçado, vão aqui uma série de perguntas para depois as
respostas serem colocadas na página.

-O que é o LDraw?

É um programa para construir "virtualmente" modelos, permitindo preparar listas
de peças necessárias, ou apurar questões estéticas. Opera em ambiente DOS, mas
tem vários editores em windows (o mais conhecido é o MLCAD). O programa original
foi criado por James Jessiman, já falecido, e é actualizado periodicamente por
um grupo de programadores registados. As peças "oficiais" são aprovadas por um
painel de programadores antes de serem disponibilizadas, mas há partes "não
oficiais" para suprir as falhas.

-Como posso instalar o LDraw?

Ir a www.ldraw.org, fazer o download do programa de instalação, e seguir as
instruções (em inglês). Sugere-se o uso do MLCAD!

-Algumas dicas para a utilização do LDraw?

O mais fácil é ir experimentando. Existe um tutorial em vários idiomas (não em
português), mas nem é preciso. Baseia-se no click and drag.

-Como posso tornar as construções feitas no LDraw em imagens quase reais?

Renderização em POV-ray? Não sei, nunca tentei. Verdade se diga não precisei até
hoje; o uso principal disto é em instruções de sets customizados.

-Como posso imprimir instruções com o LDraw?

Com uma impressora? :-)
Atenção é aos modelos muito complexos, a impressora pode entupir...

Pedro