Subject:
Zwolle (parte 1)
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Tue, 21 Oct 2003 20:11:46 GMT

Então olá. Passo sem demora ao relato resumido da minha expedição ao Norte longínquo, na eterna demanda por mais e melhor LEGO. Lamento que as fotos ainda não estejam disponíveis; na parte 2 do relato irei comentar as imagens todas (centenas!)

DIA 15:

Avião da madrugada para Madrid, outro para Amsterdão, um taxista turco e 4 da tarde e eu descobri o meu quartito. Ah, descanso. Confirmei o estado dos LEGOs na mala: aceitável (a fita cola fez bem o seu trabalho!). Jantar rapidinho, caminha, soninho.

DIA 16:

Manhã turística. Amsterdão é uma cidade bonita, cheia de detalhes inspiradores para construções em LEGO. E como as casas são em tijolo, é tudo mais simples :-) Almoço numa Coffee-shop. Fim de tarde em Roterdão, fiquei até à noite com o primeiro AFOL que encontrei na viagem (Twan). Para quem não conhece, foi ele que fez uma versão holandesa da blacksmith shop. Serão agradável, em acesa discussão sobre a disponibilidade de sets/peças para um público adulto mais especializado. Ao tentar contactar o Ildefonso, a surpresa: a bateria do TM durou 5 segundos, e pifou. Pior: o combóio de regresso demorou o dobro do previsto, e em Amsterdão ia sendo assaltado... ao chegar ao Hotel, uma da manhã em Portugal, e eu a telefonar para o moço a marcar o encontro do dia seguinte... grande melão!

DIA 17 (até qu enfim!):

Manhã dedicada a tudo e nada; encontro com o ldefonso na estação central. Almoço conjunto para apresentação mútua (é notável a nossa capacidade humana para sermos amigos de alguém ainda antes de o conhecermos). Partida para Zwolle em combóio, daqueles que não avariam e cumprem escrupulosamente os horários. À chegada, contacto com a organização (Paul Koelewijn), boleia com o Hans Beuze (tratamento VIP!), e finalmente chegámos ao IJsselhallen. É grande. Muito grande. Tipo Exponor, pouco menor que a FIL. E chega a hora de conhecer o pessoal... Primeiro, Paul Wolters e PK; depois, Eric Brok (e sem mais demora uma explicação do seu Supermercado animado), depois o grupo do ITLUG. :-) É um grupo óptimo, que me fez sentir em casa. Até porque fiquei na casa deles, o que se revelou profundamente vantajoso na hora de organizar coisas. Para um filho único, foi como ter 13 irmãos mais velhos, hehe... Sobre o ITLUG, irei escrever depois um post autónomo (merece!). Enfim, como chegámos tarde neste primeiro dia, foi andar por ali a passear até à hora de fecho. Dei uma olhada aos modelos, falei com um miúdo que expunha coisas semelhantes às minhas (Freek, nome impronunciável), mas quase imediatamente fomos para o Chinesen-Indonesisch Restauranten ou lá como se escreve... Claro que em Roma sê Romano - demos nas vistas como a mesa mais animada, em que pouco se falou de LEGO por haver para isso muito tempo. Assim sendo, foi um jantar óptimo para ir conhecendo melhor os membros do ITLUG, trocar as primeiras impressões, e comer até não caber mais (buffet, pois claro, e com arroz e crepes e carne de porco e molho de amendoim e soja e...) Depois do jantar, lá fomos conhecer os bungalows. Pensava eu que eram perto... eram a 15 quilómetros, no meio duma floresta, sem mais iluminação que uns candeeiros em cima das portas - imaginam a confusão dessa primeira noite, com toda a gente a procurar as casas? :-P

DIA 18:

Ete foi o primeiro dia completo, e eu sabia que ia trabalhar como voluntário. Assim, depois do pequeno almoço tomado na cidade de Zwolle (é mais pequena que Aveiro, e tem uma estação maior que Lisboa!), fomos sem demora escutar a distribuição de tarefas para esse dia. A mim calhou-me o Racers Drome, mas desviei-me no caminho e acabei por ir parar ao Radio Control. Passei lá uma manhã a reparar carros, que após sucessivas colisões às mãos dos putos, e raspadelas no asfalto do chão iam ficando completamente destruídos... enfim, a parte divertida foi quando eu estava a testar os motores dos carros em reparação e comecei a controlar sem querer os carros da pista... os putos foram aos arames, sem perceber o que se estava a passar, hehe! :-D Lá fui almoçar (às 4 da tarde), e quando me sentei para comer a almôndega, chamam-me para o simpósio. Aquele que era para ser no Domingo? Pois é, foi no sábado. Ou seja: ZERO folhetos e a intervenção mais rápida da história (5 minutos, se tanto, para apresentar o PLUG; não que os outros clubes se alongassem mais, mas o nosso foi o último e já tinha sido perguntado entretanto quase tudo) As boas notícias do simpósio: deu para entender muitos aspectos do funcionamento interno dos vários clubes participantes. Assim, temos uma variação entre o grande clube centralizado (De Bouwsteen, NL), os pequenos clubes locais muito diversos (US), o clube formal (Freelug, FR), o clube em formalização (Belug, BE), os clubes informais (Itlug, IT e FGLTC/1000steine, DE), o clube associativo (Brickish Association, UK), e o nosso. Quanto ao aspecto da federação europeia: os clubes mais informais não se querem federar; os outros olham com reserva esta ideia, uma vez que ela partiu do De Bouwsteen (e não se querem “centralizar”, por assim dizer). Eu não tomei posição, até devido à pequena dimensão do nosso clube, mas mais ainda porque não me apeteceu comprometer-nos com nenhuma posição antes de saber mais. Medidas foram anunciadas para uma alteração do conceito federativo, que o torne mais “solto”, menos vinculativo. Ah, para que conste: nós temos legislação igual à francesa. Ou seja, se formos pela via deles temos MESMO de arranjar mais gente e depressa, antes de termos todos mais de 26 anos e não estarmos sob a alçada do IPJ... No fim do simpósio foi uma sessão LDRAW. Eu não assisti (estava a morrer de fome, encontrei o Marc Schickelé e passei o resto da tarde a falar dos modelos dele - um metro do Porto e tudo!). Por favor desculpem lá não ter ido tomar notas... Algures no curso do dia passei numa barraca de peças usadas, comprei umas pecitas para carros, para poder mais tarde dar luta ao Sérgio no Urbis :-) Jantar no Holandês, toda a gente a comer bife e eu a armar em diferente (peixe). Foi um bocado surreal, lá mais para diante da noite estávamos todos a discutir coisas irreproduzíveis num fórum familiar...

DIA 19:

Não caí no erro de me voluntariar para trabalhar neste dia, de modo que consegui tirar mais fotos. Mas mais motivos de interesse houve: logo na abertura foi para o Pick-a-brick (bem... não exactamente mas parecido) catar peças em sacos de 5 Euros. Os LEGO eram caros, mas as peças estavam em conta e eu enchi 4 (depois troquei algumas com os italianos, agir em grupo na hora de escarafunchar nos caixotes com carradas de gente a querer o mesmo é bem mais eficaz). Em frente a esta loja de LEGO havia uma barraca de LEGO usado: comprei 3. Lamento, nada de ambulância, nada de portos, combóios 12V caros como tudo (um vendido por 400 euros!), alguns sets de Classic Space mas muito danificados na minha opinião. Em todo o caso, a loja é a Henry’s Brickjewels. A boa notícia: a torre do Luís chegou pelo correio nessa manhã, montei-a logo apesar de vir parcialmente destruida (o Ildefonso teve aqui um papel importantíssimo, mesmo sem a ter visto antes conseguiu montar grande parte da torre). Foi posta em exposição à tarde, ficou ao cuidado do Hans Beuze. Almoço novamente a altas horas, mais fotos, fotos, fotos... conversas com membros do Belug (Ludo) e do Freelug (quase toda a gente - fui convidado para um “rouge” à noite :-). Destaco as construções de dois AFOLs que conheci: Casper e Beneke. Geniais. Ah, e o KKK foi à exposição quando eu não estava a olhar. Apertou a mão do Mario Ferrari, que quando nos disse isto ia perdendo esse seu membro em prol dos relicários de muita gente... que raiva de não lhe ter podido fazer uma vénia!!! Ao fim do dia bastantes vendedores arrumaram a tenda e foram embora (já tinham vendido tudo!) Jantar no Camping Leemkule (surpresa: os americanos estavam lá também), e separação das peças por proprietário no bungalow. Depois lá fui ao Rouge (e passei uma hora a falar com os franceses, que deram algumas dicas para a divulgação do PLUG.

DIA 20:

Últmo dia. De madrugada os italianos foram embora (viagem longa), e eu e o Ildefonso aproveitámos a manhã para ainda ir à exposição. Ainda comprei mais umas coisitas (pouco), e depois falei com mais gente (nomeadamente, Christina Hitchcock que explicou como se agendam os encontros nos EUA e a quem se destinam - por curiosidade, ela tem uma peça com o nome dela) E pronto, ao meio dia apanhei o combóio, disse adeus ao Ildefonso em Apeldoorn, e continuei non-stop até casa. E dormi...

Repito: isto NÃO É o relato completo, faltam por exemplo as fotos. E tudo tudo tudo sobre Zwolle, isso só em pessoa!!!