RE: Manuten??o: a guerra contra o p?
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Mon, 3 Jun 2002 11:52:41 GMT

Lavagem (a 2 sets q comprei *usados* na eBay um dele o #8880):

Dei uma vista de olhos e vi quais as peças (geralmente placas) q estavam
com mais sujidade entranhada. Peguei nessas e dei-lhes uma pré-lavagem à
mão, com uma escova, água e detergente da loiça.

Depois, peguei num saco do pão (dos antigos, de tecido) grande e espetei lá
pra dentro tudo o q não tinha autocolantes. Usei tambem um saquito de rede,
branco, q acho q vinha nuns detergentes maq. lavar roupa q se desfazem na
roupa, para as pecitas pequeninas, não fossem estas escabar por alguma folga
na abertura do saco do pão, q não dava pa atar muito bem.
Meti o saco e pneus (do #8880) na maquina de lavar, e usei um programa qq q
já não me lembro qual foi.

Depois de bem centrifugado, tirei o saco pra um alguidar, pois há sempre
humidade e saquei o saquito de rede, lá de dentro.
Essas peças podiam considerar-se secas, deixei-as uns minutos ao ar antes
de as classificar e meter nas habituais caixas de plastico com divisórias.
As peças maiores, estendi-as num pano grosso, no chão, e meti um aquecedor
turbofan (aqueles com ventoinha) a soprar de longe, para criar uma corrente
de ar quente não muito forte por cima das peças.
Depois de poucas horas, foi fazer o mesmo, classificar e guardar nas
divisórias respectivas das caixas de plástico. Peça a peça ia verificando se
tinha alguma sujidade q não tinha saido.

Ora, enquanto tinha tudo desmontado, pó viste-lo.
Entretanto, chatiei-me de não ter tempo pra criar MOC's e uns meses atrás
lembrei-me de voltar a construir todos os sets originais q tinha. Tenho-os
agora quase todos na sala... a apanhar o nosso tão conhecido PÓ.

Já comecei a olhar praquilo e a imaginar como fazer. Ainda tentei manter os
sets por baixo dumas "folhas" de um material semi-transparente q costuma vir
a embrulhar moveis e electrodomesticos, mas aquilo é tão leve q voa.

Acho q para já, vou pegar num pincel, e limpar o pó mais afincadamente.

Tá-me mesmo a parecer q, quando quiser desmontar tudo e voltar a guardar,
vou ter que aplicar o mesmo tratamento da maq.de lavar roupa q fiz aos sets
usados.

O q gostava era essa ideia do "aquário" mas não me é practica. Só se
houvesse uma maquina de fazer "caixas" (cubos, paralelipipedos) de plastico
fino e de tamanhos a pedido.

É realmente um dilema: Ou tenho tudo desmontado e guardado do pó, ou tá tudo
montado mas escondido do pó (mais dificil pra mim) ou então tá tudo
montadinho a agradar a vista (e as mãos)mas à mercê do pó :(

mc.