Subject:
Proposta de Evento/Exposição Lego no Museu Municipal de Caminha
Newsgroups:
lugnet.loc.pt
Date:
Mon, 21 Jun 2004 22:07:08 GMT

Caros PLUGianos,

Apresento-vos as linhas gerais de uma proposta de exposição feita ao PLUG, que
serviria também como apresentação do PLUG ao público português e comunicação
social. Eu acho que é uma proposta perfeitamente realizável, nada de muito
grande mas quase feita à medida das nossas possibilidades.

Segue-se um relato descontraído da dita proposta:
No dia 16 de Junho passado tive uma audiência com a Dr.ª Júlia Paula, Presidente
da Câmara Municipal de Caminha.
De alguns assuntos se falaram nessa reunião, em especial destaque para o assunto
LEGO-Plug que surgiu de forma descontraída e sem nenhuma pretensão.
Ora muito bem, fiquei a saber que a Drª Julia Paula acha o brinquedo LEGO como
um dos mais completos do mercado, as suas aplicações pedagógicas, motoras, etc.
(essa parte nós já sabemos de cor e salteado:) )

Ficou admirada com a actividade AFOL nacional e mundial em redor do mundo LEGO e
que ela desconhecia completamente.
Quis saber mais sobre a actividade nacional, lá lhe fui contando o que temos
feito, frisando sempre que estamos um pouco limitados pela geografia, datas
compatíveis e para já financeiramente também mas para contra balançar falei-lhe
dos nossos projectos e desejos futuros incluindo o finalizar da formalização da
associação, o alargamento do número de membros, a apresentação ao país e à
comunicação social, eventos abertos ao público tal como o pensado para o Museu
do Brinquedo, encontros de membros, o desejo de uma relação mais estreita com a
empresa LEGO, etc.

Logo surgiu um convite!!
E porque não um evento em Caminha, como que apadrinhado (leia-se patrocinado)
pela Câmara Municipal?!
Seria talvez a melhor forma de experimentarmos a nossa capacidade de organização
para um evento público, em menor escala que o do Museu do Brinquedo assim,
talvez, de uma forma menos "violenta" e stressante de adquirir essa mesma
experiência, de forma a prepararmo-nos melhor para a responsabilidade de um
grande evento.

À primeira vista o que necessitaríamos seria qualquer coisa como 5 ou 6
layout's, com os principais temas ou então os temas que conseguirmos arranjar
mais material para expor (para isso estão disponíveis material da nossa
colecção, do arqueólogo Henrique Regalo que no último PLUGFest disponibilizou as
suas raridades para exposições, e também de quem quiser aderir e ou
disponibilizar material para este evento), precisamos também do apoio da LEGO na
pessoa da Dona Tõni Lanuza, responsável de Marketing para Espanha e Portugal
para criar um espaço de brincadeira livre, com mesas de construção, jogos
(futebol, Basquet, etc) tipo as áreas que acompanham os eventos nos centros
comerciais.
A Altura ideal é sempre difícil de conseguir, talvez uma data entre 23 de Julho
e 16 de Agosto (a confirmar com o Museu, claro).
A duração fica à nossa escolha, na nossa opinião nada melhor de que uma 6ª
feira, Sábado e Domingo.
O local seria o Museu Municipal de Caminha, ao qual iremos tirar umas fotos para
vocês poderem ver.
Por alto seria mais ou menos isto e na minha opinião essa é a parte de
organização de eventos que menos trabalho dá :)
A Câmara exige um projecto (um pouco de burocracia, como bons portugueses que
somos) que não é nada de muito complicado, alguns encontros com o vereador
responsável para resolver assuntos como a publicidade mais indicada, a valência
do espaço, segurança, pessoal necessário à realização do evento, logística,
seguros, etc.

Compreendo que os membros que estão geograficamente mais distantes sintam
algumas reservas sobre esta proposta, até porque entendo que gostariam de
participar mais activamente e que para isso precisariam de fazer um esforço
adicional em relação aos seus empregos, famílias, etc.

Posto isto, gostaria de ter a vossa opinião em relação a esta proposta, se acham
que podemos ou não avançar com o projecto e as razões.

A minha opinião e a opinião do Luís é que sim, é praticável e com boas
perspectivas de sucesso. É evidente que como estamos mais próximos do local
estaríamos mais disponíveis para todo o trabalho necessário.

Aguardamos as vossas opiniões. Com alguma urgência, pois um projecto deste tipo
requer algum tempo de preparação!

Saudações

Tânia e Luís Baixinho